1 de junho de 2013

A Marca Portugal: Quem somos aos nossos olhos

IMTB_Portugal_CasteloGuimaraesO Castelo de Guimarães permanece ainda hoje como símbolo da nacionalidade portuguesa, sinónimo de visão estratégica, de conquistas heróicas e de orgulho nacional. É em Guimarães que começamos este mês o Imagens de Marca Travel Brands, uma viagem que nos leva a recuar ao tempo em que D. Afonso Henriques ousou afirmar um país e criar a Marca Portugal.

Percorremos o país à procura da marca que Portugal é hoje, este país pequeno em território mas grande em diversidade. Quem somos aos nossos olhos e como queremos que o mundo nos veja? Na opinião de Carlos Coelho, especialista na criação e gestão de marcas, esta é uma marca “construída ao longo de séculos com uma capacidade muito grande de sintetizar o mundo em nós” mas “existe um certo vazio na forma como o mundo nos vê” e falta “trabalhar melhor a forma como embalamos o nosso país”. (veja aqui a entrevista a Carlos Coelho)

IMTB_Portugal_JoanaVasconcelosAté porque neste país com alma e jeito de poeta onde se canta a saudade, há talento e criatividade. Há também a capacidade para se reinventar tradições e inovar. Essa é uma das mensagens a comunicar ao mundo, um Portugal moderno, empreendedor e competitivo com capacidade de atrair investimentos. (veja aqui a entrevista a Álvaro Santos Pereira, Ministro da Economia e Emprego) Um país também historicamente ligado ao mar, uma das maiores marcas nacionais e ainda hoje um oceano de potenciais oportunidades. (Veja aqui a entrevista ao Comandante da Marinha Portuguesa Gouveia e Melo)

IMTB_Portugal_NazareNo ranking da Brand Finance, Portugal ocupa o lugar 53 entre as 100 marcas país mais valiosas do mundo. Num cenário de resgate financeiro há que melhorar a competitividade e a credibilidade nos mercados internacionais. Mas mesmo num momento de menor confiança, com os riscos de um país intervencionado, há setores que permanecem um porto seguro como é o caso do Turismo. Portugal é o 20º destino turístico mais competitivo do mundo e o setor continua a atrair investimentos estrangeiros. (veja aqui a  entrevista a Frederico Costa, Presidente Turismo Portugal)

Com mais de 900 anos a Marca Portugal procura hoje novas epopeias. Realistas e que abram novos mundos num mundo que Portugal ajudou a descobrir…

O BI do país

  • República Portuguesa
  • Área: 92.212,0 km2
  • População: 10.594 milhões
  • Capital: Lisboa
  • Religião predominante: Católica Romana
  • Economia: Caracterizada por elevado peso do setor dos serviços que contribuiu com 79,3% do VAB e empregou 63,9% da população em 2012. A agricultura, silvicultura e pescas representaram apenas 2,2% do VAB e 10,5% do emprego, enquanto a indústria, a construção, a energia e a água corresponderam a 23,4% do VAB e 25,6% do emprego.
  • PIB a preços de mercado 2012: 165.387 Milhões EUR
  • PIB per capita 2012: 15.487 EUR

O nosso guia de viagem:

TravelBrands_AviaoComo ir

  • Portugal é um dos países europeus com uma das redes rodoviárias mais desenvolvidas, e é muito fácil descobrir a diversidade do território numa viagem de carro. Para um programa semelhante ao nosso, siga no sentido Norte para Sul, com início em Guimarães e a terminar no Algarve.

TravelBrands_cabideOnde ficar

As nossas sugestões para as cidades visitadas pela nossa equipa:

Porto

  • O The Yeatman Hotel em Vila Nova de Gaia é um hotel inspirado na cultura da vinha e com a temática do vinho presente em todos os pormenores. É um bom ponto de partida para conhecer também o Porto e cidades como Guimarães. Asseguramos que a vista para a Invicta é uma das mais bonitas.

Aveiro

  • O Hotel As Américas é muito bem localizado, no centro da cidade, tornando-se fácil descobrir todos os segredos da famosa Ria de Aveiro.

Lisboa

  • Para ter uma das vistas mais bonitas da cidade sugerimos o Hotel Dom Pedro, junto às Amoreiras.
  • Se preferir estar mais perto da praia e inspirado pela poesia, o novo Palácio dos Arcos, do Vila Galé, em Paço de Arcos é uma excelente escolha.

Tróia/Comporta 

  • Na região encontra diferentes propostas de alojamento. O Tróia Design Hotel pode ser uma boa opção para descobrir a região.

Algarve

  • O Conrad Hotels&Resorts na Quinta do Lago é uma das mais recentes marcas de luxo no país, localizado na região costeira do Algarve, no coração do Parque Nacional da Ria Formosa, merece uma visita. A inspiração é a de um palácio português do século XVII, mas a experiência é a do luxo contemporâneo.

TravelBrands_garfoOnde comer

Porto

  • A garrafeira do The Yeatman Hotel é uma das mais conceituadas do país o que por si só justifica uma visita. Escolha o seu vinho e desfrute-o no restaurante com uma estrela Michelin.
  • A verdade é que não é difícil encontrar bons restaurantes numa visita ao Porto ou a Guimarães com propostas que variam desde a cozinha tradicional à mais sofistica e moderna.

Aveiro

  • Para conhecer a cozinha tradicional sugerimos o restaurante O Telheiro.

Lisboa

  • O Restaurante Belcanto do Chef José Avillez, estrela Michelin 2013, é uma boa proposta para quem procura uma experiência gastronómica que cruze sabores portugueses com a inovação de uma cozinha moderna. A localização não podia ser melhor, junto ao Largo de S. Carlos em pleno coração de Lisboa.

Tróia/Comporta 

  • O restaurante do Museu do Arroz é incontornável e dá a conhecer um dos produtos mais tradicionais da Comporta – o arroz. Se o destino for a praia sugerimos a Ilha do Arroz na Praia da Comporta.

Algarve

  • O Conrad tem seis bares e restaurantes e afirma-se como um paraíso gastronómico. No restaurante Gusto, por exemplo, coordenado pelo chef Heinz Beck, estrela Michelin, a proposta passa por uma gastronomia contemporânea, mediterrânea e de fusão com um design de inspiração escandinavo. Já no Lago Lounge a experiência pode passar por champanhe, cocktails clássicos e chás provenientes do Sri Lanka.

TravelBrands_telemovelO que visitar

Porto

  • O Porto é uma cidade rica em património histórico e cultural. Vale a pena tirar uns dias para descobrir a sua história mas também as novas facetas mais modernas da cidade. Entre algumas das referências estão a Torre dos Clérigos, Serralves, a Livraria Lello e a Casa da Música. A zona ribeirinha é também um dos locais obrigatórios bem como o tradicional Mercado do Bolhão.
  • Em Guimarães sugerimos o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança. Percorra também o centro histórico e faça uma paragem no Largo da Oliveira.

Aveiro

  • Um passeio nos tradicionais Moliceiros é um bom início de aventura em Aveiro, dando a oportunidade de conhecer a Ria e a forma como a cidade se organiza à sua volta.
  • As propostas para os amantes da natureza são muitas e variadas desde programas de birdwatching a cicloturismo, até a uma visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
  • Para conhecer as tradições e a história da região aconselhamos uma visita ao Museu Marítimo de ílhavo, onde o aquário de bacalhaus acaba por ser um dos pontos altos da visita.
  • Inclua no programa uma visita à Ilha dos Puxadoiros, onde o sal está no centro de um projeto sustentável que recupera a tradição do salgado em Aveiro.

Lisboa

  • Lisboa é a cidade das 7 colinas e em cada uma delas encontramos motivos para uma visita, desde o Castelo, aos miradouros até às Igrejas.
  • Para descobrir os recantos da cidade propomos um passeio de elétrico. Perca-se também pelos bairros típicos como Alfama, onde o passeio pode terminar numa visita ao Museu do Fado.
  • Locais como o Chiado ou a Avenida da Liberdade estão hoje no roteiro de quem procura aliar a cultura e património a uma experiência de compras. Já áreas como Belém ou a renovada Praça do Comércio são bons locais para não só contactar com a história mas também com o inspirador Rio Tejo.
  • Entre a diversificada oferta cultural, pode visitar a Exposição de Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda.

Tróia/Comporta 

  • Em Tróia apetece andar a pé para contactar com a natureza e desfrutar de praias praticamente desertas… Mas há também a possibilidade de passear a cavalo ou de bicicleta, nas ciclovias que ligam Sol Tróia ao Tróia Resort.
  • A Marina, que conta com vários restaurantes e o Casino, com propostas culturais para diferentes públicos, estão também entre as opções para uma visita.
  • A natureza é um dos cartões-de-visita da Comporta, desde as praias eleitas pelo The Guardian como das melhores para férias em 2013 até aos arrozais onde é possível assistir ao trabalho feito nos campos que abraçam uma das tradições mais antiga da região.
  • Para os apreciadores de vinho há visitas às Caves da Herdade da Comporta e já no Museu do Arroz é possível explorar a história da região e da produção de arroz.
  • Obrigatório é assistir ao por do sol no cais palafítico, na Carrasqueira.

Algarve

  • No Algarve é incontornável falar e experiênciar as praias. Mas para esta viagem sugerimos uma visita à Fortaleza de Sagres. Uma visita simbólica numa emissão que fala de Marca Portugal já que esta Fortaleza testemunhou uma das épocas importantes para a afirmação da Marca Portugal no mundo – a expansão marítima.

Na secção Travel Brands – Portugal não deixe de ver:

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
4 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Vanda Jorge / Cristina Amaro; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Arnaldo Guedes / Rui Rodrigues / Maria Gonzalez

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.