A cidade o Porto tem apostado, nos últimos anos, num posicionamento cultural. É Cidade Património Mundial e em 2001 foi Capital Europeia da Cultura. O que mudou desde aí? Nós queremos perceber por onde passa esta aposta, perceber se o turismo na cidade está relacionado com a procura da mesma pela sua veia cultural e se é este um dos argumentos de venda do Porto.
“A cultura, entre muitos outros, é um daqueles ativos que o Porto privilegia”, afirma Vladimiro Feliz, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e acrescenta: “este fenómeno de grande procura turística decorrente da atividade cultural e de animação da cidade é um fenómeno mais recente, que começou a ser trabalhado mais a partir de 2009, nomeadamente com a criação da empresa municipal Porto Lazer, que gere uma nova dinâmica em torno da cidade, congregada por um conjunto de fatores”, como o aumento de rotas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Para além de visitarmos espaços icónicos que contribuem para o aumento do turismo cultural na cidade como a Casa da Música e a Fundação de Serralves, fomos também conhecer um novo espaço aberto há menos de um mês. O Edificio Axa, localizado em plena Avenida dos Aliados, desabitado há vários anos, recebe o 1ª Avenida, um projeto que junta artistas consagrados com novos artistas e que pretende receber vários eventos nos próximos meses, dedicados a vários tipos de cultura e artes. Hugo Neto, Diretor Geral da empresa Porto Lazer, uma das responsáveis por este projeto, garante que “estamos a formar novos públicos e porque estamos a ajudar o Porto a afirmar-se culturalmente e internacionalmente.”
E não são só os portugueses a procurar o Porto por esta sua veia mais cultural. Há mercados internacionais que já lhe reconhecem esta imagem de marca e que se estão a tornar públicos importantes. O Vice-Presidente garante, ainda, que na procura de públicos estrangeiros o triangulo Porto, Douro e Guimarães é muito inreressante para atrair turistas.
Viaje connosco por alguns dos espaços culturais do Porto já este sábado, às 14h30, na SIC Notícias e domingo, às 10h30 e 16h30.
Comentários (0)