No mundo atual, onde a mudança é rápida, a tecnologia avança a velocidade galopante e depois da crise económica que assolou o mundo no final da primeira década do século XXI, estamos preparados para os desafios que o presente nos coloca? E ao nível de Liderança, para onde vamos a partir daqui?
Esta foi a questão que marcou o arranque da primeira edição do Leadership Summit Lisbon, uma espécie de mini Davos que pretende apontar os caminhos de futuro sobre a Liderança. Liderança essa que chega a setores e áreas tão distintas como a empresarial, financeira ou económica e que abrange diferentes aspetos como a saúde, o humor ou o desporto.
Ao Centro de Congressos de Lisboa rumaram cerca de 700 pessoas para ouvir os cerca de 20 líderes que deram a conhecer a sua perspetiva sobre o futuro da liderança.
“Os tempos são de mudança, de ameaça, são tempos estranhos e por isso é fundamental tomar conta das nossas lideranças e lideres para a sociedade evoluir”, afirma o patrão da CIP mas também Gilles Lipovetsky, filósofo e um dos oradores internacionais que subiu ao palco de um evento co-organizado pela Tema Central e a Global Shapers Lisbon Hub.
O filósofo francês explora as questões da Liderança num momento em que o hiperconsumismo é uma realidade das nossas sociedades e reforça que para vencer é necessário apostar na qualidade.
Vencer é também uma palavra na mente de Mark Gallagher, presidente executivo da Performance Insights e consultor da disciplina máxima do automobilismo, a Formula 1. Num desporto onde o dinheiro e a tecnologia são condições sine qua non para vencer, o consultor refere que é a liderança que faz a diferença. Perante cerca de 700 pessoas deu exemplos de como a liderança está ao alcance de todos e referiu um nome bem conhecido em todo o mundo e muito apreciado e recordado em Portugal, Ayrton Senna.
A mudança é rápida e está sempre a acelerar, por isso, as organizações necessitam adaptar-se rapidamente. Quem o afirma é Nadim Habib, professor da NOVA SBE e acrescenta que os líderes necessitam mudar a mentalidade e são as soft skills e a agilidade no processo de tomada de decisões que vão permitir aos líderes ter sucesso no futuro.
De que líderes necessitamos num mundo de incerteza? A pergunta continua a pairar no ar e se os jovens apresentam novas formas de assumir o papel de líder, as grandes empresas procuram acompanhar este ritmo. O presidente executivo da Unicer, Rui Ferreira, falou com o Imagens de Marca e partilhou a sua visão sobre a importância da liderança no sucesso das organizações.
Também a liderança esteve em destaque no que respeita a Comunicação com o lançamento da nova Líder Magazine, onde Miguel Pina e Cunha, diretor da revista, refere no editorial do primeiro número que “a boa liderança é multiforme e multipolar. Emerge potencialmente de todos os lados e enriquece-se na pluralidade e na diversidade”.
Ainda no Centro de Congressos de Lisboa foi também apresentado ao público o novo livro: Liderança – Para onde vamos a partir daqui? Uma obra lançada por Anabela Chastre e Pedro Ramos que conta com prefácio assinado por Cristina Amaro, diretora editorial e pivot do programa Imagens de Marca, emitido na SIC Notícias.
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