O Planeta tem a sua Hora

30 de março de 2012

O Planeta tem a sua Hora

Em 2007 a iniciativa arrancava em Sydney, na Austrália. Em 2012 a Hora do Planeta, que apela à utilização sustentável da energia, conta com a participação de 147 países e territórios.

Assim, este sábado, mais de 5 mil cidades vão apagar as suas luzes durante uma hora. Em Portugal serão 83 as cidades a ficar às escuras a partir das 20:30.

Líbia, Argélia, Butão e Guiné Conacri participam pela primeira vez nesta iniciativa que vai já na sua 5ª edição.

Ao Imagens de Marca, Angela Morgado, da WWF (entidade que promove a Hora do Planeta em Portugal), falou deste projeto e fez um balanço dos últimos anos.

 

Imagens de Marca (IM): Qual o balanço que faz  desta iniciativa?
Angela Morgado (AM): A Hora do Planeta começou em 2007 como uma iniciativa de apenas uma cidade, Sydney na Austrália, e desde então tem crescido para ser hoje a maior acção voluntária do mundo pelo ambiente. Em 2011, a Hora do Planeta foi designada como a maior campanha pelo planeta com a participação de 135 países e territórios, 5251 cidades e 1,8 mil milhões de pessoas  em todos os sete continentes, incluindo o apagar das luzes nos mais reconhecidos ícones e belezas naturais de todo o mundo. Em Portugal a Hora do Planeta celebrou-se pela primeira vez em 2009, com 11 cidades a aderirem; este ano 83 cidades e vilas portuguesas vão participar na Hora do Planeta amanhã, sábado, dia 31 de Março.

IM:Quais os objetivos desta iniciativa? Têm sido alcançados?
AM: A Hora do Planeta incentiva indivíduos, empresas, governos e comunidades a desligar as suas luzes por uma hora neste caso, amanhã, sábado, 31 de Março às 20:30 para mostrar o seu apoio à acção ambientalmente sustentável. Em 2007 foram 2 milhões de pessoas ouviram este apelo; em 2011 foram 1,8 mil milhões a participarem na Hora do Planeta, neste sentido temos alcançado o nosso objectivo; um outro objectivo, para além do desligar das luzes, é enviar uma mensagem conjunta de que é agora o momento de agir pelo planeta.
Este ano, a Hora do Planeta lançou a campanha ‘Eu Faço se Tu Fizeres’ para incentivar acções sustentáveis para além da hora. Milhares de pessoas, organizações e governos criaram um desafio, inspirando amigos, familiares e colegas a fazerem parte da sua acção por um mundo mais sustentável.

IM: Como avalia a participação portuguesa?

AM: A participação de cidades, vilas e monumentos emblemáticos nacionais (este ano 83 cidades e mais de 50 monumentos vão desligar as luzes) tem sido muito positiva e sempre a crescer desde a primeira edição em Portugal em 2009; Na parte dos compromissos e desafios, sentimos que ainda há um caminho a percorrer e que, de facto, este será o próximo passo, ter mais municípios, empresas, governos e indivíduos a comprometerem-se com acções sustentáveis para além desta hora, mostrando o que estão dispostos a fazer para salvar o planeta.

IM:  Consegue ter noção de quanto se popua em média naquela hora?

AM: Não e a WWF não investe na obtenção dessas estatísticas porque de facto esse não é o objectivo da Hora do Planeta, apesar de que se possa pensar que 1,8 mil milhões de pessoas a desligar as luzes e centenas de monumentos em todo o mundo pode significar uma diminuição do consumo de electricidade nessa hora; o objectivo é antes transmitir a todos que cada um de nós desempenha um papel importante para fazer a diferença no mundo em que vivemos. Amanhã vamos celebrar o nosso compromisso com o planeta e inspirar pessoas à nossa volta a agirem.

 

 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Teresa Salvado

Comentários (1)

  1. I am going through this post and thinking of it’s theme and trying to grasp what is this post concerning. reviews on vigrx plus

    por: tom,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.