Mulheres “normais” estão na moda

18 de agosto de 2014

Mulheres “normais” estão na moda

Com o verão multiplicam-se as campanhas onde os corpos bem definidos ganham destaque, com a figura feminina quase sempre a assumir contornos de uma beleza irrepreensível. Certo é, que muitas destas imagens, antes de publicadas, são submetidas ao bisturi do photoshop. Uma operação necessária, na opinião dos fotógrafos profissionais em publicidade e que, continua a não ser percecionada pelo público em geral.

Imagens de mulheres perfeitas, que seduzem e que incentivam a procura de soluções estéticas. Talvez, por isso, não seja de espantar que, o recurso à cirurgia plástica seja uma tendência que continua a crescer, sobretudo na América do Sul, segundo dados recentes, da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética).

A título de curiosidade, fique a saber que, só em 2013, em média, 7,6 em 1000 venezuelanas fizeram cirurgias plásticas, e no Brasil 7,4 em cada 1000. A Colômbia, Estados Unidos da América e Espanha fecham o Top 5 dos países onde mais intervenções plásticas se realizaram no mesmo período.

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Contudo, há marcas que têm vindo a assumir nas suas estratégias de marketing, padrões de beleza mais próximos da realidade, promovendo a autoestima e a valorização da beleza natural. Fazendo da “normalidade” um fator de diferenciação junto do segmento feminino. Um posicionamento assumido nos últimos anos pela marca Dove e mais recentemente pela Pirelli.

À escala mundial, apenas 13% do sexo feminino se sente muito satisfeito com o peso e forma corporal que tem. Só 2% das mulheres se consideram bonitas e, mais de metade, diz não apreciar o corpo que tem. Baseada nestes dados, a marca da Unilever, por exemplo, quis contrariar os estereótipos de beleza através de campanhas de publicidade protagonizadas por mulheres reais, com curvas reais.

Uma estratégia de comunicação lançada em setembro de 2004, com várias campanhas de publicidade, através da qual a Dove afirma querer, não só questionar a definição já existente de beleza, como espera “ajudar as mulheres a mudar a forma como interpretam os seus corpos e encorajá-las a sentirem-se bonitas todos os dias”, explica Sílvia Lagnado, vice-presidente sénior da marca, no site oficial da Dove.

A marca da Unilever referiu que a campanha “Pela Beleza Real”, protagonizada por mulheres reais e lançada em 2004, foi bem recebida pelas portuguesas e ainda hoje é referida. A marca tem sido, desde então, vista como a única capaz de utilizar mulheres reais, com as quais as consumidoras se identificam.

O filme publicitário “Dove Real Beauty Sketches”, lançado no início de 2013, foi um dos mais vistos no YouTube. A campanha compara a forma como as mulheres se vêem a elas próprias com a visão de outras pessoas sobre si. O Imagens de Marca já tinha noticiado a criatividade do anúncio, assinada pelo português Hugo Veiga, como pode rever aqui.

candice-calendc3a1rio-pirelliTambém a multinacional Pirelli, autora dos famosos calendários Pirelli, dá que falar neste verão de 2014, por apostar numa modelo XL. No final do mês de julho, a marca anunciou que, no próximo ano, uma modelo Plus Size surge ao lado de outras tão conhecidas como Adriana Lima. Candice Huffine tem 1,80 centímetros de altura e 90 quilos de peso, isto é, medidas que fogem do padrão clássico, mas que a vão levar a fazer parte das 12 modelos escolhidas.

O calendário Pirelli 2015 terá como tema o fetichismo e faz parte, pela primeira vez, de uma aposta em campanhas que vão contra os conceitos de beleza e magreza, que a sociedade tem imposto ao longo dos anos.

 

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Jornalista: Patrícia Rogado

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