O concurso internacional Muscats du Monde considerou o Moscatel do Douro Doc 1980, da Adega de Favaios, o terceiro melhor do mundo.
A marca torna-se, assim, o único moscatel português no top 10 em 2012. Esta é a segunda vez consecutiva que um moscatel da Adega de Favaios entra no top 10 mundial.
O concurso, que vai na sua 12ª edição, contou com 232 participações de moscatéis oriundos de 24 países.
Para além da posição de destaque no Top 3, o Moscatel do Douro Doc 1980 foi ainda galardoado com uma medalha de ouro. “O Moscatel do Douro Doc 1980 por si só pode e deve ser degustado de forma isolada, mas se o quiser acompanhar com uma típica sobremesa portuguesa não o deixe de experimentar com a variada doçaria conventual”, afirma o enólogo Miguel Ferreira.
Esta distinção do nosso néctar e inconfundivel Moscatel de Favaios é gratificante na medida em que o seu aroma e a sua essência correspondem a um produto só possivel no micro clima da nossa terra,com condições agrológicas inconfundiveis e castas (galego)ímpares,que se conjugam a par de técnicas onde a tradição e a modernidade fazem a síntese perfeita.A Direção da Adega cooperativa de Favaios tem uma cultura orgaizacional mocerna e que se tem afirmado com preseverança nesta globalização.Ser Favaiense éw rever-se nesta tealidade.
Barcelos Monteiro
15 agosto 2012