Apesar da atual conjuntura económica, e embora se note alguma retração nos investimentos por parte de algumas marcas, o futebol continua a ser uma das plataformas ideais de comunicação junto dos consumidores.
Em pleno campeonato europeu de futebol, o Imagens de Marca foi perceber qual o retorno e notoriedade que marcas como Sagres, BES, TMN e Galp ganham ao apoiar a seleção na sua caminhada até ao Euro 2012.
Um estudo recentemente realizado pela CISION indica que a Sagres e o BES são as marcas patrocinadoras da equipa nacional mais recordadas espontaneamente pela população.
A Sagres investiu cerca de 4 milhões de euros no seu apoio à equipas das quinas, um valor em linha com o já efectuado em anos anteriores. Durante o Euro’2012 o Estádio Sagres, no Campo Pequeno, dá oportunidade a milhares de adeptos de assistir aos jogos de Portugal através de ecrãs gigantes.
Já o BES, que patrocina a seleção desde 2002, de forma a não passar uma imagem errada face aos tempos que se vivem em Portugal, optou por reduzir o seu apoio em 70% face ao Mundial de 2010, concentrando a sua ativação na Corrida pela Seleção, que juntou mais de 22 mil atletas em Oeiras, Porto e Faro.
O futebol é também o aliado da TMN e da Galp Energia. Enquanto a primeira juntou-se à Indigo e à Partners para criar a primeira bandeira digital do mundo, a segunda lançou a campanha “11 por todos e todos por 11″, que tenta motivar os jogadores portugueses, alertando-os para os valores que vão ser postos em causa em cada um dos jogos da seleção: esperança, orgulho, credibilidade, auto-estima, identidade, futuro e imagem do país.
Aspetos a ter em conta durante aquela que é uma das maiores competições desportivas do mundo. Uma competição que conta, por exemplo, desde 1988 com o patrocínio da Carlsberg. A marca de cervejas decidiu lançar este ano o Carlsberg Euro Lounge, um espaço criado no Centro Cultural de Belém, que oferece aos adeptos a possibilidade de verem os vários jogos da competição num ecrã gigante e vários momentos de animação.
No próximo sábado mostramos-lhe as marcas que marcam golos junto dos consumidores neste Euro 2012.
Me gustaria ptlnaear unas preguntas:bfTenemos suficiente informacif3n sobre las denominadas marcas blancas? bfPor que9 las grandes marcas de toda la vida informan en sus envases df3nde y cf3mo (en me1s o menos grado) ha sido producido el artedculo y en las blancas se limitan a poner el nfamero de registro sanitario del fabricante y punto?