Os portugueses têm um perfil conservador no que diz respeito às compras em plataformas online. Esta é, pelo menos, uma das conclusões do estudo “Portugal 2013: Cidadãos Digitais, Consumidores Analógicos” da GfK, que analisa o comportamento e consumo da população portuguesa em relação ao mundo digital.
De acordo com a análise, mais de 84% dos consumidores portugueses nunca realizou uma compra online, quer seja por falta de hábito, desconhecimento, falta de segurança ou simplesmente porque preferem efetuar as suas compras em loja.
Embora a população portuguesa que utiliza internet esteja a aumentar, bem como o número de indivíduos que já efetuou compras e transações online, o estudo revela que a população portuguesa ainda mantém um perfil de consumo tendencialmente analógico. Segundo a GfK, a partir de dados obtidos por si em setembro de 2013, a população portuguesa divide-se de forma igualitária entre os utilizadores regulares de internet (51%), que despendem em média 1 hora online, e aqueles que não utilizam de todo este meio (49%).
“Dos 16 por cento que já efectuou compras pela internet, 40 por cento já adquiriu roupa, calçado e acessórios, 23 por cento viagens e/ou bilhetes de avião, 21 por cento livros e CD’s de música, 21 por cento equipamentos de telecomunicações e 20 por cento bilhetes para espectáculos”, explicam os responsáveis pelo estudo.
A análise foi levada a cabo pela Gfk através de um segmentação da população em 5 perfis distintos: os Desligados, os Analógicos por Convicção, os Digitais Funcionais, os Experimentalistas e os Pró-Digitais.
Somos um site de roupa online feminina. Com pena nossa, ainda são poucos os portugueses que realmente efectivam compras online, no entanto, pensamos que a mentalidade está a mudar. Sentimos cada vez mais, procura pelos nossos produtos, e vemos notamos mensalmente as visitas a aumentar.
Pensamos que o futuro das compras em geral, passará por plataformas online. Necessário é aumentar a credibilidade, e profissionalismo das lojas online.
Be fun – Roupa online para mulheres na moda
http://befunonline.com