Maioria dos portugueses é fiel ao concessionário automóvel

1 de abril de 2015

Maioria dos portugueses é fiel ao concessionário automóvel

De acordo com o Observador Cetelem, 68% dos automobilistas portugueses vão permanecer fiéis a renovar o seu veículo na concessão onde já compraram a sua viatura anterior.
Ainda assim, 8% dos inquiridos afirmam que não pretendem voltar à concessão onde compraram o seu automóvel atual. Com uma classificação média de 7,7/10, os automobilistas portugueses consideram que foram bem recebidos pelos concessionários onde adquiriram a última viatura.

A nota atribuída aos concessionários pelos portugueses corresponde exatamente à média dos 14 países analisados: 7,7 em 10. A satisfação do cliente é superior junto dos americanos com 8,1, alemães com 8,0 e brasileiros também com 8,0. Já os turcos e os japoneses mostram-se mais severos, com uma média de 7,0 e 7,1, respetivamente.

fiel_concessionario_2015

De acordo com este estudo da Cetelem, de uma forma geral, os concessionários são bem vistos pelos automobilistas. A análise mostra também que a satisfação do cliente não implica necessariamente fidelidade à concessão: por vezes podem existir grandes diferenças entre as classificações atribuídas e as intenções expressas de voltar ao mesmo concessionário, como é o exemplo dos belgas, apesar de avaliarem de forma bastante favorável a sua concessão atual 7,9 em 11% declaram que não vão voltar e 21% dos inquiridos estavam indecisos.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE. Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.

Abril é o mês em que a redação do Imagens de Marca estará mais focada no setor automóvel, que se irá traduzir numa emissão especial que poderá ver no último fim de semana deste mês, na SIC Notícias.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.