O Licor Beirão renovou por completo a imagem mas manteve a sua fórmula que existe já desde do século XIX. A nova garrafa adota um rótulo mais sóbrio assim como um tom revivalista com o regresso da fita de cetim que envolve o gargalo. A embalagem também foi renovada e apresenta agora símbolos da cultura portuguesa.
A nova caixa terá uma edição limitada em que é acompanhada pelos chocolates do Licor Beirão. Esta remodelação, que chega a tempo do natal, veio sublinhar os valores que a marca representa de forma que outros países possam apreciar o licor português e conhecer um pouco melhor Portugal.
Jornalista: Marco Silva
Ainda tenho, por abrir, uma embalagem que traz dois calices a acompanhar. Adoro o Licor Beirao e nao so por a minha falecida mulher (Manuela) ser Carranca e da Lousan.
O Licor Beirão usa muito bem o merchandising na sua promoção. Esta renovação da imagem da marca é só um dos exemplos do quão inteligente a marca é na promoção do seu produto.
Em primeiro lugar quero realçar que esta renovação da marca mostra bem o seu posicionamento. O Licor Beirão é apelidado de Licor de Portugal, pelo que foi muito inteligente renovar a imagem da marca com imagens tipicamente portuguesas, de que são exemplo o Galo de Barcelos ou o Coração de Viana. Assim, seja a que parte do mundo for que esta bebida chegue, todos ficarão a conhecer um pouco mais de Portugal e do que é mais tradicional do nosso país.
Depois, quero referir, também, que um produto em edição limitada resulta sempre bem e de forma segura: se os consumidores gostarem, a marca poderá prolongar a existência do produto ou repetir a edição; caso os consumidores não adiram, o produto sai do mercado e a marca não fica mal vista, pois já havia sido anunciado previamente que a edição daquele produto seria limitada. Foi o que o Licor Beirão fez: em Abril, aquando da Páscoa, a marca lançou a oferta dos chocolates na compra de uma garrafa da bebida, aliás, como acontece agora na edição limitada do Natal. A diferença entre as duas edições está no facto de que na de Natal, a caixa dos chocolates se encontra à venda separadamente, ou seja, podemos obter os chocolates recheados de Licor Beirão sem a necessidade de comprar a garrafa (é óbvio que teremos de pagar por eles e que não nos serão oferecidos).
Anteriormente, em 2011, na altura dos Santos Populares, na compra de uma garrafa desta bebida, a oferta consistia num manjerico. Uma oferta não muito exuberante, mas com uma ligação direta à época que se estava a celebrar e que toca as pessoas emocionalmente por ser algo que faz muito parte da tradição.
Desta forma, podemos ver que o merchandising combinado com a promoção de vendas pode ser uma forma inteligente de promover um produto e chegar ao público.
Algo muito importante para que a implementação de um plano de merchandising seja bem sucedido é o sortido, a necessidade de haver variedade. Não é de surpreender se eu disser que também neste ponto o Licor Beirão não falhou. Além da bebida original, a marca tem variantes como o Caipirão e o Morangão, Licor Beirão com Laranja ou Mojito Beirão, Chá Beirão e Café Beirão, entre mais alguns.
Mas o merchandising também combina bem com a publicidade. E também neste ponto o Licor Beirão tem um bom desempenho. A variedade bebidas que a marca detém são bem mostradas numa publicidade muito engraçada, protagonizada pelo João Paulo Rodrigues. O que é realmente uma boa combinação, porque o João Paulo Rodrigues é muito ligado ao humor. Nas várias publicidades os protagonistas são várias figuras da história portuguesa como Fernando Pessoa ou Camões (incorporadas, claro, por João Paulo Rodrigues). Esta publicidade prende a atenção do público de imediato pela graça que tem e pela originalidade.
Além desta venda mais silenciosa através do merchandising, o Licor Beirão tem também produtos relacionados com a marca, como marcadores de livros, mochilas ou chapéus de palha com o logo da marca, à venda na loja online. No que diz respeito aos chapéus de palha, eles são muito conhecidos junto do público mais jovem, pois o Licor Beirão tem por hábito participar em eventos como a Queima das Fitas do Porto ou de Coimbra, em que tem uma tenda só sua, onde as pessoas podem beber Licor Beirão e onde são distribuídos pelo público os já referidos chapéus. Nesses eventos, a marca tem por hábito decorar o espaço com frases alusivas à marca. Patrocina ainda o Optimus Alive.