Uma história à patrão

30 de abril de 2017

Uma história à patrão

Cristina Amaro, diretora editorial e pivot Imagens de Marca

Para quem gosta de histórias de amor, o livro que acaba de completar a coleção I´M a Brand, lançada pelo Imagens de Marca no âmbito dos 12 anos de emissões na SIC Notícias, começa bem: “Se casares comigo, Maria, compro a fábrica de licores”.

Lêem-se estas palavras nas primeiras páginas. Mal sabia quem as proferiu que um dia fariam parte da história da sua própria marca, por sinal, hoje, uma das portuguesas mais icónicas. José Carranca Redondo, para além de atrevido e irreverente para a época, também no que toca aos amores, era um vendedor desempregado que pouco tinha a ver com o licor. Olhando para trás, não é difícil perceber que Maria aceitou o original pedido de casamento…mas o que vale mesmo a pena saber é como se constrói uma marca com o mesmo ADN do seu fundador.

Carranca Redondo não está cá para ver o que é hoje o seu licor, mas estará muito orgulhoso, esteja onde estiver, do caminho que construiu com a sua Maria e que a família continuou. Em particular o filho, também ele de nome José, e os netos, que também se entregaram ao negócio. Ao que parece, os bisnetos seguem-lhes os passos e daqui a meia dúzia de anos já serão eles a percorrer os mesmos corredores onde hoje se perdem nas brincadeiras.

O pequeno mundo do enorme Licor Beirão visita-se nas páginas de um livro que se pode ler aqui e rever na emissão especial exclusiva dedicada à marca (disponível aqui). Uma quinta privada. Uma fábrica exclusiva. Um terreno onde também se plantam ervas que fazem parte da receita do seu principal produto e uma única casa de habitação, a dos proprietários que vivem e trabalham num local tranquilo mesmo às portas da cidade da Lousã.

É beirão, o que diz ser o licor de Portugal. Puro. E tem orgulho de o ser! Talvez essa genuinidade lhe dê esse algo especial que o faz ser apreciado em muitos países onde se pode saborear, em vez de o ter tornado num produto serrano e sem expressão. Pais, filhos e netos olham para isso como uma mais valia e não como um obstáculo. Estar na Lousã em nada o impede de chegar onde quer. Como sempre foi. Já Carranca Redondo o fazia andar nas bocas do mundo com as suas estratégias inovadoras e a sua visão disruptiva para a época.

Por muitos considerado o pioneiro do marketing em Portugal, José Carranca Redondo fazia de tudo para distribuir amostras de produto, publicitar a marca e levar todos, e mais algum, a saboreá-la. Os episódios que hoje a família conta são muitos. E muito reveladores das sua personalidade e irreverência. O Imagens de Marca teve o privilégio de o ter conhecido e entrevistado há 13 anos. Hoje, sou eu que tenho a honra de o convidar a ler e a conhecer a sua história num livro que nos deu muito prazer integrar no projeto I´M a Brand que também para nós assinalou um ano especial. A vida de uma marca que se cruza com a vida de um homem, que a ninguém deixa indiferente.

Cristina Amaro, diretora editorial e pivot Imagens de Marca

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
8 votos
Loading ... Loading ...
Por Cristina Amaro

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.