Em imprensa o júri escolheu a campanha de quatro peças criada pela agência de Miami, La Comunidad, para a Câmara de Buenos Aires com o claim “Never Stop Riding”. Um trabalho que promove um sistema público de ciclovias aberto 24 horas por dia. Na categoria de Promoções o prémio máximo foi atribuído ao trabalho “Lifepaint” da Grey de Londres para a Volvo. Um produto que pretende trazer visibilidade aos ciclistas durante a noite. Em Mobile foi a solução de realidade aumentada low cost da Google grande vencedor, o Cardboard. Na categoria Direct venceu a Grey de Nova Iorque com a campanha Interception para a Volvo. Esta campanha valeu à marca de automóveis um aumento de 70% nas vendas.
Ainda hoje serão conhecidos os vencedores de relações públicas e outdoor, categorias onde as agências portuguesas TBWA/Lisboa e Publicis Lisboa ainda poderão conquistar prémios.
As agências criativas portuguesas até ao momento ainda não conquistaram nenhum Leão mas a criatividade portuguesa já conquistou 7 Leões, dos quais 4 são ouro. A campanha Guns With History da Grey de Nova Iorque foi criada pelo português João Coutinho juntamente com o brasileiro Marco Pupo e já conquistou dois Leões de ouro em Promo & Ativação e duas pratas em Promo e Direct.
A Weiden + Kennedy de Amsterdão também foi premiada em Cannes com um Ouro e uma Prata na categoria Promo & Ativação com a campanha Chasing Horizons na qual também participou o português Vasco Vicente que tem vindo a apostar numa carreira internacional na agência. Ainda na mesma categoria também foi entregue um Leão de Ouro para a House of Mamba da AKQA de Londres para a Nike que conta com o design de Carlos Matias.
Já fora de Cannes e no mundo do retalho a Sonae Sierra está a preparar uma joint-venture juntamente com a Caelum Development, em Bucareste. Um novo Centro que estará orçamentado em cerca de 180 milhões de euros e que tem abertura prevista para o próximo ano. Chamar-se-á ParkLake e deverá empregar entre 500 a 2 mil trabalhadores durante as diferentes fases de desenvolvimento, noticia a Store Magazine. Estão já assinados contratos com a Zara, Bershka, Massimo Dutti, Stradivarius, Pull & Bear, Zara Home e a Oysho, todas marcas pertencentes ao grupo espanhol Inditex, e também com a H&M, Koton, Maxitoys e Maxbet. Estas e outras marcas irão juntar-se ao Hipermercado Carrefour e a uma extensa oferta comercial e de lazer, que abrange 70.000 m2 de ABL, com mais de 200 lojas, incluindo 23 restaurantes e um cinema multiplex, acrescentam.
Já a consultora Nielsen avançou com um estudo que conclui que metade das promoções no grande consumo dão prejuízo. De acordo com o estudo citado pela Financial Food metade das promoções realizadas no grande consumo fazem perder dinheiro e duas em cada três campanhas promocionais em alimentação não geram o retorno esperado. O estudo “Comportamento das promoções no ponto de venda” verificou que um dos hábitos que o consumidor adquiriu durante a crise foi a sensibilidade ao preço e a constante procura por promoções. Neste contexto, dois em cada três consumidores tem em conta o preço dos produtos, enquanto quatro em cada dez procuram ativamente e compram artigos em promoção. Deste modo, apesar do âmbito favorável às estratégias promocionais, apenas metade das campanhas realizadas trazem retorno ao investimento.
Comentários (0)