29 de novembro de 2012

Agências orgulhosas e independentes

Este é o momento certo para o crescimento da criatividade das agências independentes. A afirmação é de Julian Boulding, presidente da thenetworkone que olha para o mercado português e vê grandes mudanças na última década.

O presidente da rede de agências afirma que já não se quer apenas a adaptação de campanhas, e que cada vez mais se procura trabalhar a criatividade a nível local, de forma a impactar o público. E se em Portugal há uma década existiam um ou outro nome de referência, hoje são várias as agências a trabalhar de forma independente e a trabalharem multinacionais.

Mas esta tendência não se verifica apenas em Portugal e alguns exemplos estiveram em destaque no cinema São Jorge.

Chama-se Kolle Rebbe, é uma agência independente alemã e conquistou a conta, há cerca de um ano, de um dos gigantes mundiais da aviação, a Lufthansa. A companhia aérea desenvolveu trabalhos com uma multinacional durante anos, a McCann, e lançou concurso para trabalhar com uma nova agência publicitária.

A conquista da conta pela Kolle Rebbe levantou questões porque ela tinha apenas escritórios na Alemanha e teria de trabalhar uma empresa global presente em diferentes geografias. A solução passou por trabalhar em rede com outras agências independentes de países como o Japão, China, Estados Unidos ou Médio Oriente. E a campanha global Nonstop you que apresentou uma nova identidade e posicionamento da Lufthansa tem estado a dar frutos: tornou a companhia aérea mais próxima do público, menos elitista e com resultados positivos de vendas.

O exemplo serviu de mote ao seminário da thenetworkone, uma rede de agências independentes a nível  mundial. Julian Boulding afirma que o exemplo da Lufthansa demonstra a vitalidade das agências independentes, que não estão confinadas a trabalhar pequenas contas locais e começam a ganhar as contas de marcas verdadeiramente globais.

Julian afirma que esta é uma das tendências verificadas no setor da publicidade e que são corroborados com o número de entradas e de prémios para este tipo de agências nos grandes festivais da criatividade. O Cannes Lions deste ano é exemplo disso, com um crescente número de trabalhos a concurso efetuados por estas agências.

No Eurobest, vai ser atribuído pela primeira vez o prémio para a agência independente do ano.

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Jornalista: Fernando Paula; Imagem: João Ricardo Pinto

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