A IKEA está a implementar a iniciativa “Food is Precious” em todas as suas lojas, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar nas suas operações em 50% até ao final do ano fiscal 2020. Uma solução de escala, que avalia o desperdício orgânico e as suas causas, permitindo aos colaboradores IKEA encontrar respostas para evitar a perda de alimentos. Esta solução, já implementada em mais de 20% das lojas IKEA, permitiu salvar 176 mil refeições, em aproximadamente 6 meses, afirma a multinacional em comunicado. Os restaurantes das mais de 340 lojas IKEA em todo o mundo recebem cerca de 650 milhões de visitantes, anualmente.
Todos os dias, cerca de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo são desperdiçados ou deitados fora, o que equivale a cerca de 1.3 mil milhões de toneladas de alimentos desperdiçados por ano. Enquanto isso, uma em cada nove pessoas da população mundial passa fome. Isto significa que um quarto dos alimentos atualmente perdidos ou desperdiçados globalmente poderia alimentar 870 milhões de pessoas com fome.
Ser responsável na utilização dos recursos é um valor central na IKEA e os alimentos são preciosos demais para serem desperdiçados. Através desta solução inteligente, composta por um ecrã tátil conectado a uma balança de chão, sobre a qual se coloca um caixote, os restaurantes, lojas suecas e bistrôs IKEA vão poder medir e registar o desperdício de alimentos. Os dados recolhidos ajudam a identificar formas de melhorar as operações e prevenir que os bens acabem no lixo.
A solução está a ser implementada nos mercados IKEA progressivamente, desde dezembro de 2016. Nas lojas aderentes, 70% dos colaboradores IKEA Food mostram-se orgulhosos e 50% confessa que este projeto os incentivou a tomar medidas para diminuir o desperdício alimentar também nas suas casas.
“É muito encorajador ver os primeiros resultados do Food is Precious! Graças ao envolvimento dos colaboradores e à solução de medição, vemos uma redução de desperdício alimentar de até 30%, somente após alguns meses. Estou a seguir este projeto de perto e espero que consigamos incentivar outras empresas a encarar os alimentos como um recurso precioso”, afirma Michael La Cour, diretor global de IKEA Food Services.
Comentários (0)