A IKEA Foundation em conjunto com a IKEA angariaram 30,88 milhões de euros através da iniciativa ‘Uma Vida Melhor para os Refugiados’. Este valor irá para apoiar o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na criação de iluminação e fontes de energias renováveis em campos de refugiados na Ásia, África e Médio Oriente. Em comunicado, a marca explica que o valor doado vai permitir que milhares de crianças frequentem a escola.
Em Portugal, nas lojas IKEA, foram angariados 141 mil euros. O projeto resultou da venda de lâmpadas e candeeiros LED, entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2015. Contou com a ajuda de clientes e colaboradores, em mais de 300 lojas em 40 países, a marca considera que se tornou num enorme sucesso. A IKEA Foundation doou 1€ por cada produto LED vendido online e nas lojas.
A marca crê que o fornecimento de iluminação e energia a partir de fontes renováveis vai permitir tornar os campos de refugiados mais seguros e adequados para as famílias que neles habitam.
O ACNUR está a adaptar soluções às condições locais. Exemplo disso é a unidade de produção solar no campo de refugiados Azraq, na Jordânia. Construída com fundos da campanha ‘Uma Vida Melhor para os Refugiados’, a unidade vai cobrir as necessidades energéticas de 60.000 refugiados. Irá reduzir as emissões de CO² em 3.500 toneladas por ano que de outra forma seriam geradas a partir do consumo de combustíveis fósseis.
Kelly T. Clements, alta comissária-adjunta das Nações Unidas para os refugiados, refere que “o número de pessoas deslocadas por motivos de conflitos e violência atingiu níveis que não eram vistos desde o final da Segunda Guerra Mundial. Agora mais que nunca, o apoio que recebemos da IKEA Foundation na consciencialização do público é crucial. Estamos muito gratos ao esforço de centenas de milhares de clientes e colaboradores IKEA que participaram na campanha”.
Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation, acrescentou que este projeto “tem tido bastante sucesso, permitindo-nos contribuir com milhões de euros para ajudar algumas das pessoas mais vulneráveis do planeta. Este facto deve-se ao esforço dos colaboradores e clientes IKEA.” Referiu ainda que está “orgulhoso pela IKEA Foundation ter podido ajudar o ACNUR a fornecer as muito necessárias energia sustentável e educação a milhares de crianças e suas famílias, tornando as suas vidas um pouco melhores”.
Comentários (0)