A Cerimónia de Entrega de Prémios da 8ª Edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema Turístico contou com a presença de cerca de duzentos participantes de vários países. O festival premiou as melhores produções audiovisuais a nível mundial, bem como os melhores filmes de promoção turística e os melhores documentários nacionais, de um total de 256 filmes concorrentes, em representação de 54 países, selecionados por um júri internacional.
O júri reuniu especialistas nacionais e internacionais, peritos em gestão de marcas. O júri incluiu ainda um grupo autónomo de representantes asiáticos (Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Indonésia).
Um festival onde o Imagens de Marca foi distinguido com uma menção honrosa na categoria de Turismo de Saúde e Bem-estar, pelo programa “Especial Turismo – I’M Travelling”. O Grand Prix ART&TUR 2015 em competição internacional foi o filme Hola Islas Canarias, que ficou também em primeiro lugar na categoria “Tourism Destination”.
Já o Grand Prix ART&TUR2015 em competição nacional foi para o filme “Região de Leiria – Território de Maravilhas”. O mesmo filme recebeu ainda o primeiro prémio na categoria “Destinos Turísticos”.
Os prémios técnicos foram entregues a: “Could only happen in Ghent” (Best Promotional), “Castles and palaces of Europe / Schlösserwelten Europas” (Best Documentary), “Music Voyager TV Series” (Best Tv Program), “A New Imperial HiStory – Memories are the future” (Best Art Direction Award) e “Ria de Aveiro, a Paixão que nos Une” (Best Audiovisual Tourism Campaign).
Na categoria de “Desporto e Atividades ao Ar Livre” o filme “A Paixão que nos Une” foi o vencedor nacional, já o filme espanhol “Open 365” foi o vencedor internacional. O filme alemão “Castles ans palaces of Europe” foi o vencedor, a nível nacional, na categoria “Turismo Cultural”. Já na competição internacional “Bienvenidos al Prado” foi o vencedor.
Na categoria “Hotéis, Spas & Resorts” o filme português “The Spirit of Discoveries – Corinthia Hotel Lisbon” foi o vencedor na competição nacional e internacional. Na categoria de “Turismo Rural e de Natureza”, o primeiro lugar da competição nacional é ocupado pelo filme “Algarve Nature Week”, já na competição internacional o primeiro prémio é do filme “Reencuentra sensaciones”.
Na categoria de “Turismo Religioso” o filme “Reabertura do Convento de Jesus” venceu o primeiro prémio na competição nacional, já na competição internacional o vencedor foi o filme “Qingxiu Yuan through the ages” de Taiwan.
Já o filme “Porto Ferreira – Waterloo Vintage 1815” foi o vencedor da competição nacional da categoria “Gastronomia e Vinho”, na competição internacional o vencedor é o filme “El nacional”.
Na categoria “Eventos, Feiras e Congressos” o filme “ArtBeerFest Caminha 2014” foi o vencedor da competição nacional, na internacional o vencedor foi o filme “Triumph Tridays Event In Austria”.
Na categoria “Vida Humana” ficou em primeiro lugar o filme “Fishtour – A unique experience on the sardine route” na competição nacional, e o filme “Olufuko” na competição internacional. Na categoria “Pessoas e Lugares”, os filmes “Lagoa de Óbidos – Living Heritage” (nacional) e “CBT Vietnam: Series” (internacional) foram os vencedores.
Já na categoria de “Ecologia e Biodiversidade” os vencedores foram os filmes “Nature & Wildlife of Southern Africa” e “Don’t Let Our Wolves Become Homeless – Last Push”.
Ainda o filme “Terra Nostra Moments” foi o vencedor nacional da categoria de “Turismo de Saúde e Bem estar”, já o prémio internacional foi entregue ao filme “Más fácil de lo que crees, más cerca de lo que imaginas – Series”.
Na categoria “Filmes em Animação” o primeiro lugar nacional foi atribuído ao filme “Casa da Atalaia” e o primeiro prémio internacional ao filme “Why Hong Kong”.
O Imagens de Marca entrevistou Francisco Dias, diretor geral do Festival ART&TUR, veja a entrevista no vídeo acima.
Comentários (0)