Este ano o festival europeu de criatividade Eurobest contou com um total de 4.494 trabalhos inscritos que foram avaliados por 122 jurados oriundos de 39 países, entre eles, os criativos portugueses Tiago Canas Mendes, Jorge Silva e Pedro Ferreira.
A Alemanha foi o país com mais trabalhos em shortlist, seguida por França, Reino Unido e Bélgica. Este ano Portugal teve 4 trabalhos em shortlist: a Fuel na categoria de Print com o trabalho “Condor”; A FCB Lisboa na categoria Direct com o trabalho “Home” para a APAV; A BBDO na categoria de outdoor com o trabalho #smarteffec para a Mercedes; e a Krypton com Fred Oliveira na categoria de Film Craft com o filme OBSCENE criado para o Queer Lisboa.
Destes nomes em shortlist apenas foram premiadas a FCB Lisboa com o trabalho “Home” para a APAV e a BBDO na categoria de outdoor com o trabalho #smarteffect para a Mercedes, ambas com prémio Bronze.
Portugal também chegou a conquistar a Prata nos Young Creatives do festival de criatividade com o trabalho desenvolvido pela dupla da Fuel Teresa Verde Pinho e Mariana Reis. As criativas portuguesas tiveram a primeira fase desta competição em Lisboa onde venceram respondendo a um briefing da Caixa Geral dos Depósitos. Em Portugal, foram desafiadas a melhorar a perceção da marca em atributos como modernidade, juventude, dinamismo e inovação com o tema “Festivais de Verão”.
Na categoria Branded Content & Entertainment o Grand Prix foi atribuído ao trabalho ‘Slide, Amazing in Motion’ da CHI & Partners London para a Lexus.
Na categoria de Creative Effectiveness o Grand Prix foi para a Forsman & Bodenfors Gothenburg pelo trabalho ‘Live Test Series’ para a Volvo Trucks.
Em Design o Grand Prix foi para a Rosapark Paris, France pelo trabalho ‘Sounds of the City’ para a Thalys Train Network.
Na categoria de Direct, Portugal recebeu um Bronze com o trabalho “Home” para a APAV, desenvolvido pela FCB Lisboa. O Grand Prix desta categoria foi para a Les Gaulois Puteaux pelo trabalho ‘Snackholidays’ para a Transavia.
Na categoria de Film o Grand Prix foi atribuído à adam&eveDDB London pelo anúncio ‘Monty’s Christmas’ para a John Lewis Partnership.
Também em Film Craft a adam&eveDDB London volta a ser premiada com um Grand Prix pelo anúncio ‘Tiny Dancer’ para a John Lewis Financial Services.
Em Healthcare o Grand Prix foi para a Saatchi & Saatchi Geneva pelo trabalho ‘The HIV+ Issue’ para a Vangardist.
Na categoria de Integrated o anúncio ‘Monty’s Christmas’ volta a valer à adam&eveDDB London outro Grand Prix.
Na categoria de Interactive o Grand Prix foi para a Wieden+Kennedy Amsterdam pelo trabalho ‘Imagination Machine’ para a S7 Airlines.
Na categoria de Innovation o Grand Prix foi conquistado pela what3words London, com o trabalho ‘3 Words to Address the World’.
Em Media o Grand Prix foi entregue à Ogilvy de Frankfurt pelo trabalho ‘Rabbit Race’ para a Media Markt.
Em Mobile a grande premiada foi a DDB Brussels pelo trabalho ‘Phoneaddress’ para a Base.
O Grand Prix da categoria de Outdoor não foi entregue a nenhum trabalho a concurso, mas Portugal conquistou um Bronze nesta categoria com o trabalho da BBDO #smarteffect para a Mercedes.
Em PR o Grand Prix foi para a Saatchi & Saatchi Geneva pelo trabalho ‘The HIV+ Issue’ para a Vangardist.
Em Print a Ogilvy de Paris foi premiada com um Grand Prix pelo seu trabalho ‘Coca-Cola Together-Peace’ e ‘Coca-Cola Together-Love’ para a Coca-Cola.
Em Promo & Activation o Grand prix foi para a McCann Erickson de Bucareste pelo trabalho ‘Sunday Grannies’ para a Vodafone Roménia.
O Grand Prix For Good foi entregue à FCB Inferno de Londres pelo trabalho ‘This Girl Can’ para a Sport England.
Relativamente aos Special Awards, o prémio Network of the Year foi entregue à DDB Worldwide. O prémio Agency of the Year foi para a adam&eveDDB de Londres. O prémio Independent Agency of the Year foi para a Forsman & Bodenfors, Gothenburg.
A Media Agency of the Year foi a UM Romania, Bucharest e o primeiro lugar da eurobest Golden Palm foi para a Blink Productions.
Comentários (0)