Há muito que os especialistas em marketing referem esta como a era do mobile, das redes sociais, da realidade virtual e aumentada. Tendências que já são reais para muitos consumidores e também para as marcas que aproveitam para criar relações mais próximas e interativas.
O poder da recomendação nunca foi tão elevado. Cerca de 450 milhões de pessoas visitam grupos de compras e vendas no Facebook antes de realizar uma compra, é o chamado “social selling” uma das tendências referidas por Carolina Afonso, docente do ISEG, para este ano, na conferência “Think Digital Talk” sobre Social Media Trends 2017.
Mas é na interatividade que vai estar o principal foco já que a inteligência artificial permite hoje uma recolha constante de dados capaz de antecipar e responder às necessidades e comportamento dos consumidores. É desta recolha que nasce a personalização dos conteúdos. Uma forma de chegar ao público alvo interagindo de forma mais direta com o consumidor. É também por isso que na opinião de Nuno Hipólito, da Resolution Media, “o principal insight criativo vai passar a ser analítico”.
Investir no digital vai ser cada vez mais um caminho natural já que os adblocking aumentam e as marcas têm de procurar novos conteúdos, mais atrativos e relevantes. Os chatbots vão começar a fazer parte da estratégia de marketing e aplicações como o Facebook Mensager ou o Whatsapp, vão ser o foco dos anunciantes durante este ano, segundo Sandra Alvareza, da Phd.
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