Dezembro, o mês da solidariedade

10 de dezembro de 2013

Dezembro, o mês da solidariedade

Dezembro é o mês do Natal, mas também das ações de solidariedade social por parte de marcas e empresas. Muitas delas, trabalham este tema durante todo o ano, outras desenvolvem iniciativas apenas viradas para esta quadra. Mas a verdade é que este é um mês preenchido de ações e iniciativas que pretendem ajudar quem mais precisa ou simplesmente despertar consciências.

O Imagens de Marca já tem revelado algumas, como as ações de Natal da Make-A-Wish, a Casa Solidária Colombo ou até a Corrida Missão Sorriso, mas há muitas outras a decorrer este mês e que pretendem apelar ao espírito solidário dos portugueses.

Carris e Metro incentivam “Presente Consigo”

A Carris e Metropolitano de Lisboa lançam, entre os dias 9 e 20 de dezembro, a campanha Presente Consigo”, uma ação de solidariedade, desenvolvida pelas duas empresas, que pretende desta forma, realizar uma viagem simbólica para quem, neste Natal, possa apoiar quem mais precisa. No fundo, este é um apelo à doação de bens.

A viagem começa, precisamente, no momento em que o cliente deposita os seus donativos, nos pontos de recolha “Presente Consigo” que vão estar disponíveis nos Espaços Cliente CARRIS|METRO, até ao dia 20 de dezembro. Todos os bens depositados em cada um dos Espaços Clientes, serão entregues, até ao dia 24 de dezembro, à Entreajuda/Banco de Bens Doados, que necessita essencialmente de fraldas, mantas, brinquedos e xailes. Os espaços de recolha dos donativos encontram-se nos respetivos Espaços Cliente CARRIS|METRO no Arco do Cego, Campo Grande, Marques de Pombal e Santo Amaro.

O espírito natalício do Banco Popular  

O Banco Popular lançou duas campanhas para apoiar várias Instituições e fomentar o espírito de solidariedade e poupança nos portugueses. Até dia 3 de Janeiro, o Banco Popular promove duas iniciativas especificas, como o Depósito Solidário (Depósito Ouro) e uma recolha de alimentos para a Cáritas nas suas agências.

O Depósito Solidário consiste em reverter 1 euro por cada 1.000 euros de depósito a favor de instituições de solidariedade, como AMI, Make a Wish, Ajuda de Berço, Raríssimas e Cáritas. Todas elas receberão donativos, ao abrigo do depósito, sendo que quem decide o montante entregue são os fãs da página do Facebook do Banco Popular, através do número de votos. Receberá um valor maior de donativo a instituição que angariar mais votos através daquela página.

Goodfashion oferece vales de compras em troca de doação de roupa

A Goodfashion.pt lançou a sua primeira campanha solidária este Natal. “A roupa que não usa vale muito!” é uma iniciativa baseada na doação de roupa usada que vai decorrer nas suas instalações, em Carnaxide, até 13 de Dezembro. Para incentivar os seus clientes a participarem nesta ação, por cada 1kg de roupa doada, o Goodfashion oferece um vale de 5€ para compras no site. Todas as peças de roupa recolhidas no âmbito desta campanha serão entregues a uma instituição de solidariedade social.

IPAM Porto vai doar brinquedos a instituição

No âmbito da praxe solidária e da tradição académica, o Conselho de Veteranos do IPAM – The Marketing School, no Porto, realiza até 20 de Dezembro uma recolha de brinquedos para, posteriormente, doar a uma instituição. O objetivo é proporcionar um Natal melhor e mais feliz a quem mais precisa. A entidade escolhida foi a Associação de Solidariedade e Ação Social de Ramalde – Asas de Ramalde, que dá apoio a cerca de duas mil pessoas, desde crianças a idosos. A recolha de brinquedos é orientada para crianças até aos seis anos, apoiada por cinco depósitos devidamente identificados e espalhados pela cidade do Porto. O culminar desta iniciativa acontece na tarde de 21 de dezembro, no IPAM Porto, com a distribuição dos brinquedos recolhidos. A festa de natal conta com a atuação das tunas, peças de teatro e um lanche para todos.

Mercado de Natal Amigo da Terra, em Almada

É já esta quarta-feira que abre mais uma edição do Mercado de Natal Amigo da Terra, em Almada. A iniciativa, que celebra 10 anos, irá decorrer na Oficina de Cultura e Praça S. João Batista, de 11 a 15 de Dezembro. Os visitantes vão poder encontrar sugestões amigas do planeta, construir as próprias prendas e decorações para esta quadra, reutilizando materiais e poupando na economia familiar. Os produtos, produzidos com preocupações ambientais, vêm de todos os cantos de Portugal e são para todas as idades.

“Esforçamo-nos a cada ano para oferecer aos visitantes alternativas sustentáveis, que se distingam pela qualidade e uso de materiais certificados. Vivemos tempos difíceis e é a pensar também nisto que dezenas de artesãos de todo o país estarão no mercado a divulgar o seu trabalho e a dar dicas de como construir presentes solidários e amigos do ambiente. Dez anos do Mercado de Natal Amigo da Terra são sinónimo de uma década a festejar a tradição portuguesa e os valores da época: é um orgulho saber que já passaram mais de 100 mil pessoas por esta iniciativa”, refere Catarina Freitas, Diretora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável.

O Imagens de Marca acompanhou também ações de solidariedade social especiais de Natal da Vodafone, EDP e Fundação Luis Figo, que lhe irá dar a conhecer com mais pormenor na emissão dedicada a esta quadra, dia 21 de Dezembro, na SIC Notícias.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Sandra Pinto Barata

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.