Ricardo Quina foi apresentado por Manuel Forjaz como um jovem que não tem pais ricos, nem é de familias com “nome”, mas que tem a motivação suficiente para chegar mais além. Ricardo Quina falou sobre a sua “jornada pela globalização”, pois há “todos um mundo de oportunidades” lá fora. Mas deixa bem claro que ama o seu país, ao qual volta sempre.
Fez as malas com Londres como destino. Pelo caminho fez de tudo um pouco. Foi salva-vidas, ardina, gerente de um bar de praia, promotor e executivo de marketing. Assume-se como um adepto do marketing global e defende que “a vida é sobre criarmo-nos a nós próprios”.
Com o lema “work smarter rather than harder” entrou na globalização, com a certeza de que “não temos de ser perfeitos”, temos sim de ter uma ideia clara do que pretendemos, estar focados nesse objetivo e sabermos como lá chegar não estando limitados pelas fronteiras físicas dos países.
Mário Patrocínio, filmou o documentário ”Complexo – Universo Paralelo” sobre o Complexo do Alemão, no Brasil. A primeira reação foi de intimidação, “um morro gigante, cheio de casinhas”.” Depois percebemos que são pessoas, seres humanos, que têm sonhos”. Daí à decisão de fazer um documentário foi um passo. No Natal de 2005 Mário Patrocinio e o irmão foram passar a noite com a Dª Céu e os seus 8 filhos, e ficaram por lá durante 5 dias.
Curiosamente, mais difícil que entrar dentro nesta favela do Rio de Janeiro e conseguir a autorização e a confiança dos moradores para filmar foi encontrar a equipa que fizesse e apoiasse o documentário. No final o objetivo foi cumprido pelas palavras de um dos moradores que, quando viu o filme, disse… “é isso aí. vocês chegaram lá”.
Peter Oswaldt é um viajante que já percorreu 90% dos países do mundo. Em 15 minutos a plateia do TEDx percorreu 90% dos países do mundo pela voz e pelas histórias deste consultor financeiro, que fala fluentemente 7 linguas e já viveu na Grã-Bretanha, em França, no Brasil, em Portugal e na Noruega.
Peter Sage fechou o painel dedicado ao MUNDO. Este empreendedor, especialista em empresas de crescimento rápido, partilhou os seus conhecimentos através dos livros “5 Keys to Master Your Life” e Lessons Learned from the Recession”. No TEDx falou dos obstáculos que encontrou pelo caminho e como os ultrapassou. Peter Sage falou acima de tudo de motivação, da capacidade de nos envolvermos e de inspiração num mundo altamente competitivo e onde a necessidade de provarmos as nossas capacidades aos que nos rodeiam é grande.
Comentários (0)