Este ano no festival de criatividade Cannes Lions, Portugal viu 5 das suas agências em shortlist, das quais 4 já conquistaram Leões. O balanço é definitivamente positivo mas não foi só de agências portuguesas que a criatividade nacional brilhou.
Na competição paralela ao festival, Young Lions, Maria Bessa e Rui Simões, a dupla portuguesa da agência NOSSA conquistou um bronze na categoria de Design.
“O briefing era para as Nações Unidas” explica Rui Simões ao Imagens de Marca. “Pedia-nos para criar uma identidade que fosse universalmente reconhecida como símbolo de comida saudável. A ideia era falar para crianças abaixo dos 15 anos, que não associam comida saudável a algo divertido, e por isso preferem consumir marcas que têm mensagens mais apelativas para elas apesar de serem más para a saúde (mcdonald’s, burguer king, etc).
Neste caso, e ao contrário dos outros anos, não havia uma entidade (ou um nome) para associar diretamente a esta identidade. E nós pensámos num nome que fosse ao mesmo tempo um apelo, e criámos uma identidade à volta disso direcionada especialmente para as crianças, em que explorámos o facto de a palavra “healthy” ter as letras “E”, “A” e “T” (Eat) para criar uma brincadeira com isso. O conceito a que chegámos foi “Put the eat in healthy”, que funciona também como um convite para as crianças (e também para os pais) terem uma parte ativa no movimento.”
No Cannes Lions, o português João Coutinho continua a dar cartas. Depois de no ano passado ter sido premiado nas categorias de Relações Públicas e Outdoor pela campanha “Guns With History”. O diretor criativo da Grey de Nova Iorque, na edição deste ano, já conquistou 6 Leões com as campanhas “Gun Crazy”, que conquistou em Media (1 Bronze e 1 Prata), Outdoor (1 bronze), e “Highway Robbery”, que conquistou 1 Bronze e 1 Prata em Media e 1 Bronze em Design.
Veja abaixo os Grand Prix das categorias já anunciadas:
Na categoria de Media o Grande Prémio foi para a campanha “McWhopper” da Burger King;
Na categoria de Mobile o Grande Prémio foi para a campanha “The New York Times T Brand Studio” do New York Times;
Na categoria de Creative Data o Grande Prémio foi para o trabalho “The Next Rembrand“;
Na categoria de Innovation o Grande Prémio foi para a campanha “Google DeepMind AlphaGo“;
Na categoria de Cyber houve dois Grandes Prémios um para o trabalho “The Next Rembrandt” e outro foi entregue ao filme “Justino” uma animação criada pela Leo Burnett para promover a lotaria espanhola ‘El Gordo’;
Na categoria de Creative Efectiveness o Grande Prémio foi para a campanha “Monty’s Christmas” da John Lewis;
Em Outdoor o Grande Prémio foi para a campanha “Brewtroleum“, criada pela BBDO para a marca DB Export;
Na categoria de Design o Grande Prémio foi para a campanha “Life is Eletric“, uma campanha da Panasonic;
Em Product Design foi a Google que ganhou o Grande Prémio com o seu “Jacquard Werable Fabric“, um tecido interativo que interage com dispositivos inteligentes;
Na categoria de PR o Grande Prémio foi para a campanha “The Organic Effect“, uma campanha produzida para a Coop, uma cadeia de supermercados sueca que se baseou num estudo conduzido do Swedish Environmental Research Institute para provar os benefícios da comida orgânica;
Na categoria de Digital Craft o Grande Prémio foi para o trabalho “Because Recollection“;
Na categoria de Glass o trabalho que venceu o Grande Prémio foi o “6 Pack Band“;
Na categoria de Print & Publishing a campanha McWhooper, da Burger King volta a conquistar o Grande Prémio;
Em Promo & Ativação o Grande Prémio foi para a campanha #Optoutside, uma campanha que pretende convencer os consumidores a optarem por uma vida passada ao ar livre;
Na categoria de Direct a campanha “The Swedish Number” conquistou o Grande Prémio;
Nos Health Lions, na categoria de Pharma, a campanha “Breathless Choir” foi a nomeada a Grande Prémio;
Ainda no mesmo festival na categoria de Health and Wellness o trabalho “Project Literacy” conquistou o Grande Prémio;
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