Conteúdos vs. Publicidade Convencional

17 de junho de 2015

Conteúdos vs. Publicidade Convencional

As marcas do passado eram as que contavam as melhores histórias. As grandes marcas de hoje são as que conseguem que os consumidores contem as melhores histórias sobre a marca.

De acordo com um estudo da Opel, a personalização da mensagem é chave, a integração das marcas nos conteúdos televisivos aporta identificação e aproximação. Insere-se geralmente em conteúdos com elevada audiência e afinidade ao target. Amplia os canais de comunicação, diferencia, conecta a marca com o seu consumidor e proporciona experiências.

Desta maneira estas marcas saem do ruído da publicidade convencional procurando interromper rotinas e fazer parte de um formato que tem seguidores fiéis, uma vez que o mesmo estudo defende que ninguém é um seguidor fiel de um spot publicitário.

Esta integração trás ainda o endorsement de rostos conhecidos do público, como atores e apresentadores, reforçando os laços emocionais com o consumidor. O estudo analisou ainda o consumo de televisão nos 3 canais generalistas e concluiu que o destaque das audiências vai claramente para os formatos de ficção.

As telenovelas produzidas em português, gravadas em Portugal, com a participação de atores nacionais, aumenta ainda mais a identificação dos portugueses potenciando estes vínculos e ao acompanharem as mudanças sociais constituem um elemento de união entre diversos públicos com características etárias, sociais e económicas distintas.

A integração das marcas pode servir objetivos estratégicos mas também táticos, com resultados altamente positivos.

A Opel defende que por estas razões a ficção é uma excelente oportunidade para a comunicação das marcas e deste modo a marca tem vindo a fazer o caminho da integração da sua comunicação nos conteúdos televisivos, uma aposta consistente nos últimos 4 anos.

Para por esta teoria à prova, a Carat levou a cabo 2 análises elaboradas com dados da Marketest/Mediamonitor para a Opel.

Através de um inquérito telefónico a 202 inquiridos, dos quais 50% assistiram à presença da Opel Corsa na novela Mar Salgado, o objetivo foi perceber os níveis de recordação assim como a descrição correta da presença da marca dentro dos episódios.

Os resultados, de acordo com a marca, indicam que a ação especial de TV impulsionou significativamente a perceção de espetadores em relação a estas questões, bem como a intenção de compra revelada por mais de 10% dos inquiridos.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
4 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (1)

  1. Boa tarde,

    No âmbito de concluir o mestrado em Ciências da Comunicação, na vertente Comunicação, Marketing e Publicidade, da Universidade Católica Portuguesa, estou a realizar um relatório de estágio focado na marca Opel e no método de Product placement.

    O relatório tem como objectivo analisar a marca inserida em dois formatos distintos, na telenovela Mar Salgado e no programa Factor X. Focando-me no método de product placement pretendo realizar uma desconstrução semiótica a fim de analisar profundamente o comportamento da marca nos dois formatos.

    Seria possível ceder-me os dados da marktest/Mediamonitor sobre o nivel de recordação da marca Opel dentro dos episódios do Mar Salgado?

    Já pesquisei e não encontro esse relatório.

    Muito obrigada

    Cumprimentos,

    Maria do Carmo Luz

    por: Maria do Carmo Luz,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.