As marcas do passado eram as que contavam as melhores histórias. As grandes marcas de hoje são as que conseguem que os consumidores contem as melhores histórias sobre a marca.
De acordo com um estudo da Opel, a personalização da mensagem é chave, a integração das marcas nos conteúdos televisivos aporta identificação e aproximação. Insere-se geralmente em conteúdos com elevada audiência e afinidade ao target. Amplia os canais de comunicação, diferencia, conecta a marca com o seu consumidor e proporciona experiências.
Desta maneira estas marcas saem do ruído da publicidade convencional procurando interromper rotinas e fazer parte de um formato que tem seguidores fiéis, uma vez que o mesmo estudo defende que ninguém é um seguidor fiel de um spot publicitário.
Esta integração trás ainda o endorsement de rostos conhecidos do público, como atores e apresentadores, reforçando os laços emocionais com o consumidor. O estudo analisou ainda o consumo de televisão nos 3 canais generalistas e concluiu que o destaque das audiências vai claramente para os formatos de ficção.
As telenovelas produzidas em português, gravadas em Portugal, com a participação de atores nacionais, aumenta ainda mais a identificação dos portugueses potenciando estes vínculos e ao acompanharem as mudanças sociais constituem um elemento de união entre diversos públicos com características etárias, sociais e económicas distintas.
A integração das marcas pode servir objetivos estratégicos mas também táticos, com resultados altamente positivos.
A Opel defende que por estas razões a ficção é uma excelente oportunidade para a comunicação das marcas e deste modo a marca tem vindo a fazer o caminho da integração da sua comunicação nos conteúdos televisivos, uma aposta consistente nos últimos 4 anos.
Para por esta teoria à prova, a Carat levou a cabo 2 análises elaboradas com dados da Marketest/Mediamonitor para a Opel.
Através de um inquérito telefónico a 202 inquiridos, dos quais 50% assistiram à presença da Opel Corsa na novela Mar Salgado, o objetivo foi perceber os níveis de recordação assim como a descrição correta da presença da marca dentro dos episódios.
Os resultados, de acordo com a marca, indicam que a ação especial de TV impulsionou significativamente a perceção de espetadores em relação a estas questões, bem como a intenção de compra revelada por mais de 10% dos inquiridos.
Boa tarde,
No âmbito de concluir o mestrado em Ciências da Comunicação, na vertente Comunicação, Marketing e Publicidade, da Universidade Católica Portuguesa, estou a realizar um relatório de estágio focado na marca Opel e no método de Product placement.
O relatório tem como objectivo analisar a marca inserida em dois formatos distintos, na telenovela Mar Salgado e no programa Factor X. Focando-me no método de product placement pretendo realizar uma desconstrução semiótica a fim de analisar profundamente o comportamento da marca nos dois formatos.
Seria possível ceder-me os dados da marktest/Mediamonitor sobre o nivel de recordação da marca Opel dentro dos episódios do Mar Salgado?
Já pesquisei e não encontro esse relatório.
Muito obrigada
Cumprimentos,
Maria do Carmo Luz