Consumidores são mais leais às empresas ‘verdes’

22 de novembro de 2013

Consumidores são mais leais às empresas ‘verdes’

Um estudo da Forest Stewardship Council (FSC), realizado pela GfK em 11 países, concluiu que 80% dos consumidores, à escala mundial, querem que as empresas se envolvam ativamente e contribuam na resolução dos problemas ambientais e alterações climáticas. O estudo regista, também, que os consumidores preferem produtos sustentáveis e que são mais leais às marcas ambientalmente responsáveis.

São dados que confirmam o potencial de crescimento das marcas e empresas que optam por práticas sustentáveis e amigas do ambiente. As conclusões da pesquisa do FSC indicam que é prioritário implementar hábitos de consciencialização e motivar as empresas a assumir políticas ambientais, como fator de crescimento, diferenciação e valor acrescentado do seu negócio.

Nuno Calado, Presidente da Direção do FSC Portugal garante: Estes resultados asseguram-nos que a certificação florestal FSC é uma abordagem essencial para criar valor para o futuro e para uma diferenciação junto dos mercados, através de uma escolha consciente e informada por parte dos consumidores de produtos de origem florestal”.

Este estudo foi apresentado no âmbito do I Encontro Empresarial Ibérico do FSC. O objetivo era demonstrar o impacto e o valor da certificação FSC para as empresas e marcas ibéricas da fileira industrial florestal e fortalecer parcerias no desenvolvimento de um setor ambientalmente benéfico e socialmente responsável. Os responsáveis da organização garantem que a certificação FSC, utilizada por multinacionais de diversas áreas, como a The Coca-Cola Company, Ikea, Tetra Pak, entre outras, têm demonstrado ser um trunfo para as empresas e marcas no seu processo de internacionalização.

Foi ainda reforçado, no evento, a importância e valor acrescentado que a certificação florestal da fileira apresenta em Portugal, país de referência em setores como cortiça, pasta e papel e mobiliário, por Francisco Gomes da Silva, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. A fileira florestal representa 9,3% do total das exportações nacionais e é responsável por uma contribuição positiva de 2,25 mil milhões de euros para o saldo da balança comercial do país.

Fundada em 1993, a FSC é uma organização independente, não-governamental e sem fins lucrativos, criada para dar resposta às preocupações sobre a desflorestação global. Tem como objetivo promover a gestão responsável de florestas do mundo inteiro. Atualmente, está representada em 45 países e já certificou cerca de 183 milhões de hectares de floresta e 28.000 empresas.

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Sandra Pinto Barata

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