Um estudo da Forest Stewardship Council (FSC), realizado pela GfK em 11 países, concluiu que 80% dos consumidores, à escala mundial, querem que as empresas se envolvam ativamente e contribuam na resolução dos problemas ambientais e alterações climáticas. O estudo regista, também, que os consumidores preferem produtos sustentáveis e que são mais leais às marcas ambientalmente responsáveis.
São dados que confirmam o potencial de crescimento das marcas e empresas que optam por práticas sustentáveis e amigas do ambiente. As conclusões da pesquisa do FSC indicam que é prioritário implementar hábitos de consciencialização e motivar as empresas a assumir políticas ambientais, como fator de crescimento, diferenciação e valor acrescentado do seu negócio.
Nuno Calado, Presidente da Direção do FSC Portugal garante: “Estes resultados asseguram-nos que a certificação florestal FSC é uma abordagem essencial para criar valor para o futuro e para uma diferenciação junto dos mercados, através de uma escolha consciente e informada por parte dos consumidores de produtos de origem florestal”.
Este estudo foi apresentado no âmbito do I Encontro Empresarial Ibérico do FSC. O objetivo era demonstrar o impacto e o valor da certificação FSC para as empresas e marcas ibéricas da fileira industrial florestal e fortalecer parcerias no desenvolvimento de um setor ambientalmente benéfico e socialmente responsável. Os responsáveis da organização garantem que a certificação FSC, utilizada por multinacionais de diversas áreas, como a The Coca-Cola Company, Ikea, Tetra Pak, entre outras, têm demonstrado ser um trunfo para as empresas e marcas no seu processo de internacionalização.
Foi ainda reforçado, no evento, a importância e valor acrescentado que a certificação florestal da fileira apresenta em Portugal, país de referência em setores como cortiça, pasta e papel e mobiliário, por Francisco Gomes da Silva, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. A fileira florestal representa 9,3% do total das exportações nacionais e é responsável por uma contribuição positiva de 2,25 mil milhões de euros para o saldo da balança comercial do país.
Fundada em 1993, a FSC é uma organização independente, não-governamental e sem fins lucrativos, criada para dar resposta às preocupações sobre a desflorestação global. Tem como objetivo promover a gestão responsável de florestas do mundo inteiro. Atualmente, está representada em 45 países e já certificou cerca de 183 milhões de hectares de floresta e 28.000 empresas.
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