“Ainda não conseguimos vender automóveis online, mas esta geração vai mudar isso”, realça Joana Gramaxo, Smart Brand Manager da Mercedes-Benz Portugal, durante o evento anual realizado pelo Núcleo de Alunos de Marketing do ISCTE-IUL, Marketing Journeys.
Mais conectados e informados, os futuros consumidores têm características que obrigam as marcas a repensar estratégias e formas de comunicar. Alugar em vez de comprar faz parte das preferências e, por isso, para “acelerar” no mercado, a Mercedes-Benz tem vindo a apostar em novos segmentos e tons de comunicação.
“O consumidor compra o que deseja, não o que precisa. Percebemos que é preciso comunicar tudo, menos o produto. Foi esse o mote da campanha da Mercedes com o Garrett McNamara onde mostramos tudo menos um automóvel Mercedes”, acrescentou a responsável ao Imagens de Marca.
O Class A é o ponto de viragem, com o lançamento de um produto mais jovem e moderno, adaptado às necessidades de quem procura qualidade a um preço justo. Estas são algumas das principais conclusões retiradas do Marketing Journeys que este ano teve como tema a Geração Z e contou ainda com a participação da Mattel.
“Funny is the new cool, é por esta máxima que nos regemos na nossa comunicação para conquistar os Z. O divertido é o novo tom e paradigma para conquistar a atenção destes jovens”, refere Sara Marçal, diretora de marketing da Mattel em Portugal.
Igualdade de géneros, encontrar soluções para resolver problemas, e reflexão da cultura social é o perfil dos pequenos consumidores. Valores aproveitados pela Mattel.
“Em 2016, a Barbie quer celebrar a imaginação das crianças. Podes ser o que tu quiseres dá o mote e para estas crianças a questão de sermos todos diferentes é fundamental”, conclui a diretora de marketing da Mattel.
Uma comunicação mais digital, onde o produto se torna secundário. É este o segredo que as marcas dizem ser de sucesso para conquistar a atenção de um consumidor que cada vez mais procura uma experiência integrada e personalizada.
Veja aqui as fotos de alguns dos momentos que marcaram as Marketing Journeys do ISCTE-IUL.
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