Segundo a Carris cerca de 15% dos seus passageiros não pagam bilhete, no fim do mês este número resulta num prejuízo de aproximadamente um milhão de euros. Para combater este número a marca começou hoje a testar um novo sistema que identifica os passageiros que viajam sem picar o bilhete.
Segundo uma notícia avançada pela Renascença, quem entrar num autocarro sem validar o seu bilhete irá acionar um sinal sonoro e visual que irá identificar o passageiro que não pagou tarifa.
Este sistema chama-se “TicketCheck” e é de invenção portuguesa, a empresa Outmind é a responsável por esta tecnologia. Para já, a Carris está a testar esta tecnologia em 4 autocarros da carreira 711 e caso se revele um método eficiente para combater este tipo de fraude poderá ser alargado a outros autocarros.
O “TicketCheck” recorre a uma câmara instalada na frente do autocarro que reconhece os movimentos habituais de quem valida o seu bilhete, caso esses movimentos não sejam detetados o alarme é acionado.
A Carris explicou ainda que durante os primeiros tempos, irá ter funcionários no local que irão explicar a mecânica desta iniciativa a todos os passageiros.
Comentários (0)