Nasceu no início dos anos 60 a partir da vontade de um grupo de imigrantes da Trinidad e Tobago, que, por sofrerem de discriminação, decidiram manifestar-de forma alegre e pacífica. Com o passar do tempo, passou a contar com outros imigrantes de comunidades caribenhas, africanas, e até brasileiras, que no último fim de semana trazem até às ruas de Londres um espetáculo de cor, música e dança.
O Carnaval de Notting Hill é hoje considerado o maior evento de rua da Europa, juntando anualmente cerca de 1 milhão e 500 mil pessoas.
Em 2012, e apesar do céu encoberto, uma multidão voltou a encher o bairro oeste da capital inglesa, para ver passar dezenas de carros e dançarinos. Por detrás de toda a produção esteve pela primeira vez uma empresa portuguesa, a Realizar Worldwide Events, depois de vencer um concurso público lançado pela câmara londrina.
“É um projeto a nível internacional muito interessante para a Realizar, é efetivamente um dos principais, porque este festival é uma referência em termos europeus. É um marco neste nosso processo de expansão internacional”, afirma Filipa Oliveira, Gestora de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Realizar Worldwide Events.
O processo de internacionalização começou a ser pensado há dez anos e hoje produtora de eventos já está presente em países como Espanha, Reino Unido e Holanda. “Neste momento infelizmente o mercado português não alberga estes grandes eventos e, por isso, temos que exportá-los. É isso que andamos a fazer: exportar conceitos e exportar conhecimento. Não descuramos o mercado nacional, queremos fazer cada vez mais em Portugal, mas é neste momento no mercado internacional que podemos exportar toda a nossa criatividade”, explica Ana Fernandes, administradora da Realizar Portugal.
O Imagens de Marca esteve em Londres e mostra-lhe, em breve, na SIC Notícias, o trabalho desta equipa portuguesa, que está a conquistar o mundo dos eventos.
Comentários (0)