Cabaz de marcas solidárias

19 de dezembro de 2013

Cabaz de marcas solidárias

Dezembro é o mês da solidariedade ou, pelo menos, é um mês que inspira as marcas a criarem ações solidárias para ajudar quem mais precisa

Cruz Vermelha e Nestlé proporcionam um Natal mais feliz a famílias carenciadas

No âmbito do 90º aniversário da Nestlé Portugal e do programa “Portugal Mais Feliz”, da Cruz Vermelha Portuguesa, este Natal os colaboradores da marca “apadrinharam” 90 famílias carenciadas, identificadas pela instituição de utilidade pública. O objetivo é proporcionar-lhes uma ceia mais feliz e levar-lhes uma mensagem de esperança. A entrega oficial destes “apoios” é realizada esta quinta-feira na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa.

Os apoios dados a estas famílias não são apenas de produtos alimentares, tendo sido definidos em função das necessidades das mesmas. Além de uma ceia de natal, estes “cabazes” podem incluir também rendas pagas, consultas médicas, entre outras iniciativas.

O protocolo entre as duas instituições foi assinado em julho de 2013. Para Deolinda Nunes, Diretora de Relações Corporativas da Nestlé Portugal, SA, “a assinatura deste protocolo reflete e reforça o envolvimento que a companhia tem mantido com a sociedade portuguesa ao longo de nove décadas, apoiando-a no âmbito da Nutrição, da Saúde e do Bem-Estar. Neste caso em particular, o sucesso desta iniciativa foi resultado do esforço e empenho dos colaboradores e voluntários da Nestlé, que foram envolvidos em prol desta causa que é apoiar as famílias mais carenciadas e vulneráveis nesta fase mais difícil que o nosso país atravessa”.

Para Luís Barbosa, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa,“O apoio estratégico e prolongado de empresas como a Nestlé, que continuam a apoiar as instituições nas alturas mais críticas e de crise económica, é fundamental enquanto apoio à resposta dada pela Cruz Vermelha Portuguesa às famílias Portuguesas que se encontram numa situação de fragilidade social e económica”.

Livros por um Natal Solidário

A Porto Editora está a promover, nas suas livrarias, duas campanhas especiais de Natal: uma a favor da UNICEF e  uma em associação com a SIC Esperança. Na génese destas campanhas estão alguns dos melhores títulos infantojuvenis da editora.

A Porto Editora reuniu, assim, 100 livros, cujas vendas revertem para as duas campanhas de Natal Solidário. A campanha a favor da UNICEF envolve 40 títulos que estão já à venda e encontram-se sinalizados com autocolantes. Até 24 de dezembro, por cada exemplar vendido, um euro será entregue à UNICEF, com quem a Porto Editora tem uma parceria há vários anos. Já a campanha com a SIC Esperança envolve 60 livros, com o objetivo de implementar salas de musicoterapia em instituições que trabalhem com autistas, melhorando a qualidade de vida de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo e respetivas famílias.

PRIMOR apoia Ajuda de Berço  

Também a PRIMOR quis reforçar a responsabilidade social nesta quadra. A marca alia-se à Ajuda de Berço, numa campanha que tem como finalidade apoiar os bebés recolhidos naquela instituição. Durante o mês de Dezembro, por cada compra de produto PRIMOR, 10 cêntimos reverterão para a Ajuda de Berço. A campanha “Ajudar é um Primor” abrangerá o território nacional e terá lugar em todas as cadeias da Grande distribuição.

Não é a primeira vez que a empresa de charcutaria se associa a projetos de solidariedade social. Muito recentemente esteve também envolvida no “SuperDay” do IPAM, um projeto que tem como objetivo a recolha de alimentos e roupa e posterior distribuição pelos sem-abrigo de Lisboa.

Zippy apoia Terra dos Sonhos na 6ª viagem à Lapónia

A Associação Terra dos Sonhos organiza, pela sexta vez, uma viagem à Lapónia, terra do Pai Natal. Desta forma, consegue dar vida ao sonho de mais de 10 crianças de conhecerem esta figura emblemática da época natalícia. Este ano, pela primeira vez, a Zippy junta-se a esta missão. Com o objetivo de aumentar os sorrisos das crianças que vão viver um momento especial, a Zippy oferece roupas e acessórios como casacos, luvas, cachecóis e gorros aos mais pequenos que vão embarcar nesta viagem. Desde 2008 que a Associação Terra dos Sonhos e a Janssen (empresa do Grupo Johnson&Johnson) organizam esta viagem a Rovaniemi na Lapónia.

 Galp Energia oferece cabazes alimentares

A Galp Energia entregou, esta semana, cabazes alimentares de Natal, numa ação que se repete pela terceira vez e que este ano abrange 3750 famílias carenciadas de Lisboa, Matosinhos, Sines e Madrid. A ação Cabazes Solidários 2013, organizada pela Galp Voluntária e pela Fundação Galp Energia, decorreu esta semana em Portugal e no início de janeiro será em Espanha, próximo do dia de Reis.

Tal como nos anos anteriores, os cabazes são entregues por elementos da Galp Voluntária, o programa de voluntariado da empresa, que conta com mais de 600 colaboradores, a famílias das zonas onde a empresa tem uma presença mais visível. Estas famílias foram referenciadas pelo Instituto de Segurança Social de acordo com a dimensão das suas necessidades.

Foram entregues 1000 cabazes em Lisboa, na Escola E.B. 2.3. Roque Gameiro, 750 em Matosinhos, nas instalações da Refinaria, e outros 750 em Sines, no equipamento social “A Conchinha”. Em Madrid, serão distribuídos 1250 cabazes, refletindo o facto da Galp Energia ser hoje uma empresa Ibérica com uma atividade global, assumindo a sua responsabilidade enquanto tal.

Não perca na emissão especial de Natal do Imagens de Marca, esta semana, uma reportagem onde olhamos para várias ações realizadas esta época, que tem a Casa Solidária Colombo, a Fundação Luís Figo, a EDP e a Vodafone como protagonistas. Sábado, às 14h30, e domingo, às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.

 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Sandra Pinto Barata

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.