16 de dezembro de 2013

As mulheres vistas pela publicidade

Chama-se “Killing us Softly 4” e mostra em 5 minutos “a imagem da mulher aos olhos da publicidade” através de um discurso de Jean Kilbourne, membro do Conselho Consultivo da MEF, Media Education Foundation, uma organização responsável pela produção e distribuição de documentários que pretendem questionar e promover a reflexão sobre o impacto de conteúdos de natureza diversa, difundidos pelos mass media norte-americanos.

 Vídeo partilhado nas redes sociais acusa os Media de criar padrões de beleza falsos

Recorrendo a múltiplas imagens e campanhas de publicidade, o vídeo vai ilustrando o discurso de 5 minutos proferido por Jean Kilbourne, um dos membros do Conselho Consultivo do MEF, e afirma neste depoimento que ”ao longo dos últimos 40 anos nada mudou em relação à imagem da mulher que é transmitida pelos média nas campanhas de publicidade. Pelo contrário tudo parece ter piorado”.

Nas palavras de Kilbourne, a mulher continua a ser apresentada como objeto, representando conceitos de beleza, de sexualidade ou de sucesso que não são comuns. Na sua opinião, além de vender produtos, “a publicidade diz-nos também o que somos e o que devemos ser”, e com a atual manipulação das imagens com recurso às tecnologias digitais a publicidade tem vindo a cercar a sociedade atual de ideais de beleza femininos inatingíveis e que estão na origem de verdadeiros problemas de “saúde pública”, afirma a mesma fonte, ao conduzir as novas gerações a querer seguir tais padrões “falsos”, cujo “fracasso é quase sempre inevitável”, como o é “o sentimento de culpa e frustração”, pois o ideal que é publicitado é baseado numa construção “irreal”.

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Maria José Martins

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