8 de junho de 2012

As 50 marcas mais valiosas de Portugal

EDP, Galp Energia, Portugal Telecom, Jerónimo Martins, TAP, Continente, TMN, Caixa Geral de Depósitos, Grupo Mota-Engil e Banco Espírito Santo são as 10 marcas portuguesas mais valiosas em 2012, segundo o estudo “Top Portuguese Brands League Table 2012” da Brand Finance, empresa especializada na avaliação de marcas.

No âmbito da terceira edição do Brand Valuation Forum, onde foi também discutida a influência da Marca Portugal na estratégia das marcas portuguesas, a Brand Finance divulgou este estudo onde foram avaliadas 144 marcas nacionais.

A EDP continua a liderar o ranking, com um valor de marca de 2,4 mil milhões de euros, apesar de este estar 10% abaixo do valor registado em 2011. Em segundo e terceiro lugares encontram-se a Galp Energia e a PT, com valores de marca, respetivamente, de 1,8 mil milhões e 676 milhões de euros. Se a Galp Energia viu o seu valor crescer 7% face a 2011, pelo contrário, a PT, apesar de manter a terceira posição, apresentou uma quebra de 39% em relação ao ano anterior.

De realçar as subidas da TAP e da Mota-Engil. Enquanto a primeira conseguiu passar do décimo para o quinto lugar, apresentando agora um valor de marca de 513 milhões de euros, ou seja, 10% acima do resultado obtido em 2011, a segunda destaca-se este ano na nona posição, depois do décimo sexto lugar alcançado no ano anterior. Em 2012, a Monta-Engil regista, segundo a Brand Finance, um valor de marca de 343 milhões de euros, portanto, 28% acima do valor conquistado em 2011, 267 milhões de euros.

De acordo com João Baluarte, partner da Brand Finance, em termos gerais os valores das marcas registaram este ano decréscimos significativos. “Esse decréscimo é em primeira instância atribuído ao risco do país. Como é do conhecimento de todos estamos no meio de uma crise da zona euro. Obviamente que isso afeta os níveis de risco e a perceção do risco. Quando estamos a avaliar determinado ativo temos que ter em conta esse risco. E no fundo é esse efeito que acabou por degradar o valor financeiro das marcas portuguesas”, explica João Baluarte.

Para chegar à lista das 50 marcas mais valiosas a Brand Finance utilizou um diversificado conjunto critérios. “Temos que considerar sempre fatores quantitativos e qualitativos. A sua presença em diversos mercados geográficos, a sua dimensão em termos daquilo que é a capitalização bolsista, e depois nomeadamente tudo o que tem a ver com sustentabilidade”, exemplifica João Baluarte.

De seguida mostramos-lhe na íntegra o ranking das 50 marcas portuguesas mais valiosas em 2012.

“Top Portuguese Brands League Table 2012″

1 EDP
2 Galp Energia
3 Portugal Telecom
4 Pingo Doce
5 TAP
6 Continente
7 TMN
8 Caixa Geral de Depósitos
9 Grupo Mota-Engil
10 Banco Espírito Santo
11 Semapa 
12 Grupo Portucel-Soporcel
13 Banco Comercial Português
14 Cimpor
15 Zon
16 Jerónimo Martins
17 Edp Renováveis
18 Santander-Totta
19 Lactogal
20 Minipreço
21 Sagres
22 Recheio
23 Worten
24 CTT
25 Inapa
26 SuperBock
27 Efacec
28 Sovena
29 Teixeira-Duarte
30 Ren
31 Corticeira Amorim
32 BPI
33 Soares Da Costa
34 Delta Cafés
35 Banif
36 Montepio
37 Martifer
38 OCIDENTAL Seguros
39 Optimus
40 BPI Vida e Pensões
41 GRUPO VISABEIRA
42 Compal
43 SAG
44 BES Vida
45 TABAQUEIRA
46 Altri
47 Brisa
48 Grupo Lena
49 Grupo AutoSueco
50 Crédito Agrícola

 

 

 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
4 votos
Loading ... Loading ...
Francisco Branco

Comentários (2)

  1. Muito Bom Dia,

    Venho apresentar-lhe o projeto “Correr o Mundo”. Este é um portal de conteúdos e uma rede social que visa a criação de um espaço “online” de encontro e partilha entre pessoas apaixonadas pela experiência de correr ou meramente caminhar. É um portal gratuito, acessível a todos os utilizadores disponibilizando informação atualizada e conteúdos relevantes sobre tudo o que se passa no mundo das corridas. No portal pode conhecer todas as corridas, circuitos, provas e competições nacionais e internacionais, dicas e sugestões de locais para correr e caminhar dentro e fora de Portugal, entrevistas exclusivas, notícias e produtos. A partilha de experiências entre utilizadores é também uma das ferramentas ao dispor dos utilizadores.

    Como estamos num período de lançamento do site (mas, com mais de 7.000 seguidores) gostaríamos de lhe oferecer a possibilidade de promover gratuitamente a vossa empresa, no nosso site. Em contrapartida, pediríamos apenas que o nosso portal seja divulgado no vosso site. Resumidamente o que pretendemos é basicamente um intercâmbio de publicidade, benéfico para ambas as partes. Em anexo, enviamos as tipologias de inserção que poderemos oferecer.

    Ficamos ao vosso inteiro dispor para o envio de qualquer informação adicional sobre o nosso projecto.

    Gratos pela atenção dispensada a este assunto, apresentamos os melhores cumprimentos,

    Liliana Marques

    Gestora de Produto

    TM: +351 967216454

    Correr o Mundo

    Tel: +351 21 325 40 57

    Fax: +351 21 325 41 11

    Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 16

    1200-369 Lisboa

    http://www.correromundo.com

    por: Liliana Marques,
  2. A Marca mais valiosa de Portugal e, quiça, do mundo, já existe desde 2002. – ENDOECONOMIA – ver no google esta palavra. – Eis a resposta para Portugal e Brasil saírem da Crise! – Agora, só falta algum jornalista, curioso, pegar em todo o material disponível, no google sobre este tema e fazer uma GRANDE REPORTAGEM. – Posso garantir que ninguém ficará indiferente à este novo conceito de economia auto-sustentável e solidária, na pratica e no terreno. – O mundo não será o mesmo, depois de se divulgar este revolucionário conceito. – Saliento que, há um farto Dossiê sobre este tema, desde 2002, no MAI – Ministério da Administração Interna de Portugal e, posteriormente enviado à dezenas de “Jornalistas” & “Advogados”, luso-brasileiros, topo de gama e que, se recusam a pegar neste material e divulgá-lo, como se deve. – Ou seja, tornar PÚBLICO, o que é de interesse – PÚBLICO. – O nome PÚBLICO, é aqui, colocado propositadamente, por causa do jornal português que, infelizmente, não faz jus ao próprio nome. Pois, desde 1997, quando me entrevistou e chamou a atenção para o projeto Geolíngua, nada mais publicou, até hoje. – Dica: escrever no google o seguinte: – Roberto Moreno, Verbos e Letras (aos 32 minutos) lá está a explicação, em detalhes, da ENDOECONOMIA – como uma boa oportunidade para Portugal e os 10 milhões de “Soldados do Quinto Império” darem a volta a esta “Crise”.

    por: Roberto Moreno,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.