EDP, Galp Energia, Portugal Telecom, Jerónimo Martins, TAP, Continente, TMN, Caixa Geral de Depósitos, Grupo Mota-Engil e Banco Espírito Santo são as 10 marcas portuguesas mais valiosas em 2012, segundo o estudo “Top Portuguese Brands League Table 2012” da Brand Finance, empresa especializada na avaliação de marcas.
No âmbito da terceira edição do Brand Valuation Forum, onde foi também discutida a influência da Marca Portugal na estratégia das marcas portuguesas, a Brand Finance divulgou este estudo onde foram avaliadas 144 marcas nacionais.
A EDP continua a liderar o ranking, com um valor de marca de 2,4 mil milhões de euros, apesar de este estar 10% abaixo do valor registado em 2011. Em segundo e terceiro lugares encontram-se a Galp Energia e a PT, com valores de marca, respetivamente, de 1,8 mil milhões e 676 milhões de euros. Se a Galp Energia viu o seu valor crescer 7% face a 2011, pelo contrário, a PT, apesar de manter a terceira posição, apresentou uma quebra de 39% em relação ao ano anterior.
De realçar as subidas da TAP e da Mota-Engil. Enquanto a primeira conseguiu passar do décimo para o quinto lugar, apresentando agora um valor de marca de 513 milhões de euros, ou seja, 10% acima do resultado obtido em 2011, a segunda destaca-se este ano na nona posição, depois do décimo sexto lugar alcançado no ano anterior. Em 2012, a Monta-Engil regista, segundo a Brand Finance, um valor de marca de 343 milhões de euros, portanto, 28% acima do valor conquistado em 2011, 267 milhões de euros.
De acordo com João Baluarte, partner da Brand Finance, em termos gerais os valores das marcas registaram este ano decréscimos significativos. “Esse decréscimo é em primeira instância atribuído ao risco do país. Como é do conhecimento de todos estamos no meio de uma crise da zona euro. Obviamente que isso afeta os níveis de risco e a perceção do risco. Quando estamos a avaliar determinado ativo temos que ter em conta esse risco. E no fundo é esse efeito que acabou por degradar o valor financeiro das marcas portuguesas”, explica João Baluarte.
Para chegar à lista das 50 marcas mais valiosas a Brand Finance utilizou um diversificado conjunto critérios. “Temos que considerar sempre fatores quantitativos e qualitativos. A sua presença em diversos mercados geográficos, a sua dimensão em termos daquilo que é a capitalização bolsista, e depois nomeadamente tudo o que tem a ver com sustentabilidade”, exemplifica João Baluarte.
De seguida mostramos-lhe na íntegra o ranking das 50 marcas portuguesas mais valiosas em 2012.
“Top Portuguese Brands League Table 2012″
1 | EDP |
2 | Galp Energia |
3 | Portugal Telecom |
4 | Pingo Doce |
5 | TAP |
6 | Continente |
7 | TMN |
8 | Caixa Geral de Depósitos |
9 | Grupo Mota-Engil |
10 | Banco Espírito Santo |
11 | Semapa |
12 | Grupo Portucel-Soporcel |
13 | Banco Comercial Português |
14 | Cimpor |
15 | Zon |
16 | Jerónimo Martins |
17 | Edp Renováveis |
18 | Santander-Totta |
19 | Lactogal |
20 | Minipreço |
21 | Sagres |
22 | Recheio |
23 | Worten |
24 | CTT |
25 | Inapa |
26 | SuperBock |
27 | Efacec |
28 | Sovena |
29 | Teixeira-Duarte |
30 | Ren |
31 | Corticeira Amorim |
32 | BPI |
33 | Soares Da Costa |
34 | Delta Cafés |
35 | Banif |
36 | Montepio |
37 | Martifer |
38 | OCIDENTAL Seguros |
39 | Optimus |
40 | BPI Vida e Pensões |
41 | GRUPO VISABEIRA |
42 | Compal |
43 | SAG |
44 | BES Vida |
45 | TABAQUEIRA |
46 | Altri |
47 | Brisa |
48 | Grupo Lena |
49 | Grupo AutoSueco |
50 | Crédito Agrícola |
Muito Bom Dia,
Venho apresentar-lhe o projeto “Correr o Mundo”. Este é um portal de conteúdos e uma rede social que visa a criação de um espaço “online” de encontro e partilha entre pessoas apaixonadas pela experiência de correr ou meramente caminhar. É um portal gratuito, acessível a todos os utilizadores disponibilizando informação atualizada e conteúdos relevantes sobre tudo o que se passa no mundo das corridas. No portal pode conhecer todas as corridas, circuitos, provas e competições nacionais e internacionais, dicas e sugestões de locais para correr e caminhar dentro e fora de Portugal, entrevistas exclusivas, notícias e produtos. A partilha de experiências entre utilizadores é também uma das ferramentas ao dispor dos utilizadores.
Como estamos num período de lançamento do site (mas, com mais de 7.000 seguidores) gostaríamos de lhe oferecer a possibilidade de promover gratuitamente a vossa empresa, no nosso site. Em contrapartida, pediríamos apenas que o nosso portal seja divulgado no vosso site. Resumidamente o que pretendemos é basicamente um intercâmbio de publicidade, benéfico para ambas as partes. Em anexo, enviamos as tipologias de inserção que poderemos oferecer.
Ficamos ao vosso inteiro dispor para o envio de qualquer informação adicional sobre o nosso projecto.
Gratos pela atenção dispensada a este assunto, apresentamos os melhores cumprimentos,
Liliana Marques
Gestora de Produto
TM: +351 967216454
Correr o Mundo
Tel: +351 21 325 40 57
Fax: +351 21 325 41 11
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 16
1200-369 Lisboa
http://www.correromundo.com
A Marca mais valiosa de Portugal e, quiça, do mundo, já existe desde 2002. – ENDOECONOMIA – ver no google esta palavra. – Eis a resposta para Portugal e Brasil saírem da Crise! – Agora, só falta algum jornalista, curioso, pegar em todo o material disponível, no google sobre este tema e fazer uma GRANDE REPORTAGEM. – Posso garantir que ninguém ficará indiferente à este novo conceito de economia auto-sustentável e solidária, na pratica e no terreno. – O mundo não será o mesmo, depois de se divulgar este revolucionário conceito. – Saliento que, há um farto Dossiê sobre este tema, desde 2002, no MAI – Ministério da Administração Interna de Portugal e, posteriormente enviado à dezenas de “Jornalistas” & “Advogados”, luso-brasileiros, topo de gama e que, se recusam a pegar neste material e divulgá-lo, como se deve. – Ou seja, tornar PÚBLICO, o que é de interesse – PÚBLICO. – O nome PÚBLICO, é aqui, colocado propositadamente, por causa do jornal português que, infelizmente, não faz jus ao próprio nome. Pois, desde 1997, quando me entrevistou e chamou a atenção para o projeto Geolíngua, nada mais publicou, até hoje. – Dica: escrever no google o seguinte: – Roberto Moreno, Verbos e Letras (aos 32 minutos) lá está a explicação, em detalhes, da ENDOECONOMIA – como uma boa oportunidade para Portugal e os 10 milhões de “Soldados do Quinto Império” darem a volta a esta “Crise”.