As 50 marcas mais valiosas de Portugal

8 de Junho de 2012 em Atualidade

As 50 marcas mais valiosas de Portugal

EDP, Galp Energia, Portugal Telecom, Jerónimo Martins, TAP, Continente, TMN, Caixa Geral de Depósitos, Grupo Mota-Engil e Banco Espírito Santo são as 10 marcas portuguesas mais valiosas em 2012, segundo o estudo “Top Portuguese Brands League Table 2012” da Brand Finance, empresa especializada na avaliação de marcas.

No âmbito da terceira edição do Brand Valuation Forum, onde foi também discutida a influência da Marca Portugal na estratégia das marcas portuguesas [1], a Brand Finance divulgou este estudo onde foram avaliadas 144 marcas nacionais.

A EDP continua a liderar o ranking, com um valor de marca de 2,4 mil milhões de euros, apesar de este estar 10% abaixo do valor registado em 2011. Em segundo e terceiro lugares encontram-se a Galp Energia e a PT, com valores de marca, respetivamente, de 1,8 mil milhões e 676 milhões de euros. Se a Galp Energia viu o seu valor crescer 7% face a 2011, pelo contrário, a PT, apesar de manter a terceira posição, apresentou uma quebra de 39% em relação ao ano anterior.

De realçar as subidas da TAP e da Mota-Engil. Enquanto a primeira conseguiu passar do décimo para o quinto lugar, apresentando agora um valor de marca de 513 milhões de euros, ou seja, 10% acima do resultado obtido em 2011, a segunda destaca-se este ano na nona posição, depois do décimo sexto lugar alcançado no ano anterior. Em 2012, a Monta-Engil regista, segundo a Brand Finance, um valor de marca de 343 milhões de euros, portanto, 28% acima do valor conquistado em 2011, 267 milhões de euros.

De acordo com João Baluarte, partner da Brand Finance, em termos gerais os valores das marcas registaram este ano decréscimos significativos. “Esse decréscimo é em primeira instância atribuído ao risco do país. Como é do conhecimento de todos estamos no meio de uma crise da zona euro. Obviamente que isso afeta os níveis de risco e a perceção do risco. Quando estamos a avaliar determinado ativo temos que ter em conta esse risco. E no fundo é esse efeito que acabou por degradar o valor financeiro das marcas portuguesas”, explica João Baluarte.

Para chegar à lista das 50 marcas mais valiosas a Brand Finance utilizou um diversificado conjunto critérios. “Temos que considerar sempre fatores quantitativos e qualitativos. A sua presença em diversos mercados geográficos, a sua dimensão em termos daquilo que é a capitalização bolsista, e depois nomeadamente tudo o que tem a ver com sustentabilidade”, exemplifica João Baluarte.

De seguida mostramos-lhe na íntegra o ranking das 50 marcas portuguesas mais valiosas em 2012.

“Top Portuguese Brands League Table 2012″

1 EDP
2 Galp Energia
3 Portugal Telecom
4 Pingo Doce
5 TAP
6 Continente
7 TMN
8 Caixa Geral de Depósitos
9 Grupo Mota-Engil
10 Banco Espírito Santo
11 Semapa 
12 Grupo Portucel-Soporcel
13 Banco Comercial Português
14 Cimpor
15 Zon
16 Jerónimo Martins
17 Edp Renováveis
18 Santander-Totta
19 Lactogal
20 Minipreço
21 Sagres
22 Recheio
23 Worten
24 CTT
25 Inapa
26 SuperBock
27 Efacec
28 Sovena
29 Teixeira-Duarte
30 Ren
31 Corticeira Amorim
32 BPI
33 Soares Da Costa
34 Delta Cafés
35 Banif
36 Montepio
37 Martifer
38 OCIDENTAL Seguros
39 Optimus
40 BPI Vida e Pensões
41 GRUPO VISABEIRA
42 Compal
43 SAG
44 BES Vida
45 TABAQUEIRA
46 Altri
47 Brisa
48 Grupo Lena
49 Grupo AutoSueco
50 Crédito Agrícola

 

 

 

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/as-50-marcas-mais-valiosas-de-portugal/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.