O Eurobest já arrancou em Lisboa e Philip Thomas, presidente executivo do festival europeu de criatividade, foi o primeiro a subir ao palco do cinema São Jorge para reforçar uma tendência cada vez mais forte: a globalização da comunicação.
As tendências foram verificadas no festival de Cannes Lions e podem muito bem, repetir-se em Lisboa. E começam logo por quem marca presença no festival. Segundo Philip Thomas, 25% dos presentes em Cannes foram Marketeers, um número que está a crescer e que demonstra que estes festivais de criatividade já não são apenas procurados pelos criativos das agências. “Os Marketeers perceberam que o negócio é cada vez mais afetado pela criatividade” afirma o presidente executivo do Eurobest sustentado pelas afirmações dos responsáveis da Coca-Cola, McDonalds e P&G.
Mas quem vai aos festivais não procura apenas conviver com a criatividade, procuram também os criativos que são hoje cobiçados para trabalhar fora do ambiente de agências para passar para o lado das empresas.
Já em termos de trabalhos, se Portugal seguir as pisadas do que aconteceu no festival de Cannes Lions, vamos ver diversos trabalhos cuja criatividade foi desenvolvida pelas próprias empresas.
Em Lisboa serão vistos, maioritariamente, trabalhos europeus mas Philip Thomas refere que o velho continente está a perder terreno para países como Vietname ou Porto Rico, que começam a ganhar os primeiros prémios de criatividade quando são mercados sem grande tradição publicitária.
No entanto, só no final da semana se pode perceber se algumas das tendências verificadas no festival Cannes Lions também se aplicam ao Eurobest, em Lisboa, quando forem divulgados os vencedores da edição 2012 do festival de criatividade.
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