A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT – enviou uma carta ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, o Conar, a solicitar a retirada do ar do anúncio “Festa de São João”, da cerveja Nova Schin.
O anúncio passa-se durante uma festa de São João e envolve um grupo de cinco amigos que consomem a cerveja quando aparece uma mulher… que afinal é homem.
Segundo um comunicado divulgado pela associação no seu site, o personagem travestido de mulher no filme “é objeto de escárnio, piada e deboche” na passagem em que o narrador diz que “de noite era Maria e de dia era João”. “O comercial da Nova Schin contribui para referendar e banalizar essa discriminação, ridicularizando a personagem travestida”, acrecenta.
“Ao mesmo tempo em que entendemos que é preciso ter bom humor, não se deve utilizar-se da fragilidade de uma população para vender um produto. Isto não é condizente com o preceito constitucional da dignidade humana”, lê-se ainda no referido documento.
A Schincariol, fabricante da cerveja Nova Schin, enviou um comunicado à Exame Brasil afirmando que “conduz os seus negócios com retidão, ética, integridade e respeito pela dignidade de cada indivíduo e, portanto, não tolera qualquer discriminação. Sendo assim, a Schincariol esclarece que não houve intenção de ofender ou discriminar qualquer pessoa em seu filme publicitário “Maria Bonita”.”
Comentários (0)