Agência portuguesa de marketing online inova na internacionalização

9 de maio de 2012

Agência portuguesa de marketing online inova na internacionalização

Internacionalizar através de parceiros franchisados é a mais recente aposta da agência portuguesa de marketing e vendas online, Sales Engine Online (SEO), que já esta presente no Brasil e em Espanha, mercados que já representam cerca de 25% da sua faturação da empresa. Europa, Africa e América Latina são as prioridades.

A empresa lançou, agora, uma campanha em vários mercados para angariar parceiros através de um modelo de franchising. A campanha de angariação de parceiros arrancou já em vários países na Europa, Africa e América Latina. O parceiro escolhido passará a deter somente responsabilidades a nível comercial, sendo todo o trabalho técnico e humano desenvolvido pela equipa da Sales Engine Online em Lisboa. 

Em 2011 a empresa contava com 16 colaboradores e vendas de 1,2 milhões de euros.

O Imagens de Marca entrevistou David Pinheiro, administrador da SEO, que falou sobre a estratégia de internacionalização da marca e as perspetivas para este ano.

 

Imagens de Marca (IM): Qual a estratégia de internacionalização da SEO?
David Pinheiro (DP): A nossa estratégia de internacionalização passa por abrir escritórios em alguns países e pela aposta no modelo de franchising. Destaco que, mesmo no caso em que apostamos no investimento direto em determinados mercados não o fazemos sozinhos. Procuramos sempre identificar um parceiro local, que tenha os mesmos objetivos e visão estratégica da SEO. Nos países onde já entrámos diretamente esta opção tem-se revelado acertada, já que estes parceiros têm um conhecimento sobre determinadas especificidades que os diferentes mercados têm, o que facilita o arranque das respetivas operações. Através deste modelo, a SEO já está presente no Brasil e em Espanha, sendo que até ao final do ano haverá a abertura de mais dois países, na América Latina e em África.
Relativamente ao franchising, é uma grande aposta da SEO, já que nos permitirá aumentar a presença da marca a nível mundial, tendo níveis de investimento mais baixos. Tendo em consideração a actual realidade do nosso mercado, onde a liquidez disponível para investimentos não abunda, foi esta a forma que encontrámos para ultrapassar a questão e continuar a apostar fortemente nos mercados externos. Neste momento, já fechámos o nosso primeira contrato em Angola, estando perspectivado que ainda durante o 1º semestre possamos concluir as negociações com mais 2 ou 3 países (com quem as negociações já estão a decorrer a bom ritmo).

 
IM: Como estão a fazer esta internacionalização?

DP: O investimento direto em novos mercados está a ser analisado desde o final do ano transato e vai ser uma realidade até ao final deste ano (estamos muito perto de concluir a entrada num novo país na América Latina e noutro em África). Em termos do modelo de franchising, estamos a fazer uma campanha de angariação de interessados (aplicando o nosso conceito de negócio a 100%) que tem estado a correr de forma bastante positiva.
Em termos de modelo de negócio, a nossa aposta passou por fazer algo diferente das agências digitais, pois investimentos primeiro e o cliente só paga pelos resultados. Através da criatividade, de uma grande otimização de investimento e um conhecimento profundo da internet conseguimos resultados para os anunciantes e eles só pagam por estes, sem qualquer risco associado. Neste momento temos escritório em Lisboa (sede), Madrid (Espanha) e São Paulo (Brasil). Em Luanda (Angola) estamos presentes há cerca de 3 semanas através do nosso modelo de franchising.
 
IM: Quanto representam os mercados internacionais no total de faturação?
DP: Neste momento os dois mercados internacionais – Brasil e Espanha têm um peso de cerca de 25% a 30% do nosso volume de negócios.
 
 
IM: Quais as perspetivas para 2012?
DP: Esperamos um crescimento forte nos mercados onde estamos presentes, incluindo em Portugal, e um aceleramento com a potencial abertura de novos mercados. Estimamos crescer cerca de 100% este ano para os 2,5 a 3 milhões de euros de facturação.
 
 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Teresa Salvado

Comentários (4)

  1. I am probing this post and thinking of it’s theme and attempting to grasp what’s this post concerning. buy vigrx plus

    por: tom,
  2. I am prying this post and thinking of it’s theme and making an attempt to grasp what’s this post concerning. discount vigrx plus

    por: tom,
  3. This is a great Article, Vegard. The thought behnid expansion needs to be thorough and well planned; These steps are critical and will assist with the translation and localization stage of global expansion as well. We assist thousands of companies all around the world with the language barriers associated with expansion, and I often visit this site to see what the latest being talked about are.

    por: Adeagbo,
  4. The same can be good platform for newotrking for international business development and technical team member .Please lets know if any opportunity any international infrastructure or general contractor is looking in INDIA .We also welcome overseas proposal for large infrastructure projects with the help of local tie up.J.v.RAOUnity infra projects ltd

    por: Dureena,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.