Apesar da atual crise económica, a imagem turística de Portugal não está a ser afetada. Esta é a grande conclusão obtida pelo estudo “The Image of Portuguese Tourism”, desenvolvido pelo Instituto de Planeamento e Turismo, e que sondou a opinião de 115 membros afiliados da Organização Mundial do Turismo.
Segundo o estudo, apresentado durante a VIII Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo, 70 por cento dos especialistas avalia o nosso país como sendo um destino com nota igual ou superior a 8, numa escala que vai de 0 (muito pobre) a 10 (muito atrativo).
As praias e o clima são os atributos mais associados a Portugal enquanto destino de viagens. A cultura surge no segundo posto deste ranking, enquanto o vinho e a gastronomia surgem mais atrás, nos sexto e sétimo lugares, respetivamente.
Ainda assim, o estudo revela que o produto turístico cuja qualidade é mais valorizada além-fronteiras é “Gastronomia e Vinho”, já que, numa escala de 0 a 10, os especialistas internacionais classificam em média o produto com 8,22 pontos.
A qualidade das campanhas de comunicação portuguesas nos mercados externos foi igualmente avaliada. 3 em cada 4 inquiridos atribuíram-lhe uma nota entre 5 a 8 valores. Para quase metade dos inquiridos, as valências culturais e a boa relação qualidade/preço que se pode encontrar quando se visita as cidades portuguesas são aspetos que deveriam ser mais evidenciados por essas campanhas dirigidas ao exterior.
Comentários (0)