A IKEA, em colaboração com a empresa de design Ideo e um grupo de estudantes de desenho da Universidade de Lund e de Eindhoven, criou um protótipo daquilo que designa como a cozinha inteligente do futuro.
De acordo com o Marketing Directo, esta cozinha foi desenhada com o objetivo de fazer com que os comportamentos sustentáveis passem a fazer parte, de uma forma natural, da rotina diária dos consumidores.
Nesta cozinha do futuro poderemos encontrar desde logo uma dispensa “à vista”. Segundo alguns especialistas, caso os produtos que compramos estejam à vista é menos provável que nos esqueçamos daquilo que temos. Por isso mesmo, evitaremos o desperdício de alimentos. Nesta cozinha haverá também um sistema de reciclagem com sensores, que reconhece os materiais e os prepara automaticamente para reciclagem.
Tendo em conta os problemas de seca que se têm vindo a intensificar, devido às mudanças climáticas, a IKEA desenhou um lava-louça que permitirá reutilizar a água, por exemplo, para rega. A cozinha irá ainda incluir uma mesa inteligente, que ajudará a reduzir o desperdício alimentar. Depois de reconhecer os ingredientes que são colocados sobre si própria, a mesa irá sugerir diversas receitas, oferendo várias sugestões e truques culinários.
Este projeto da IKEA deverá chegar ao mercado apenas em 2025.
Comentários (0)