É uma iniciativa que retrata 14 histórias de refugiados do Sudão do Sul, forçados a abandonar as suas casas, trazendo consigo apenas o essencial – um objeto que conta a sua história. A exposição “A coisa mais importante”, do fotógrafo Brian Sokol, promovida no âmbito da campanha da IKEA “Uma Vida Melhor para os Refugiados” chega pela primeira vez a Portugal.
A partir de hoje e até ao dia 8 de março, na praça principal do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, os portugueses terão a oportunidade de refletir melhor sobre a problemática dos refugiados. “Os visitantes são, a cada imagem, interpelados pela realidade de rostos sudaneses, provocando uma infinita reflexão sobre aquele objeto, que cada um de nós levaria consigo, se tivesse de abandonar a sua casa”, explicam responsáveis pel
A exposição resulta de uma parceria entre a IKEA Foundation e o ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas. Atualmente existem cerca de 13 milhões de refugiados em todo o mundo sob proteção desta organização. Cerca de metade são crianças. Com a campanha “Uma Vida Melhor para os Refugiados”, as duas entidades dizem ter vindo a melhorar a vida de milhares de crianças e famílias, proporcionando o acesso a iluminação. Entre 1 de fevereiro e 28 de março, por cada lâmpada LED vendida nas lojas IKEA em todo o mundo, a IKEA Foundation doa 1 euro ao ACNUR para melhorar a vida nos campos de refugiados.
Comentários (0)