O relatório do Centro Global para a Transformação Digital dos Negócios conclui que a transformação digital tem o potencial de remodelar o mercado empresarial com maior rapidez que qualquer outro método alguma vez conhecido.
O relatório, intitulado Digital Vortex: How Digital Disruption is Redefining Industries, analisa o estado da transformação digital e das perspetivas para as organizações, através de um inquérito realizado junto de 941 líderes de negócio de 12 setores e 13 países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
Este estudo é uma iniciativa conjunta da Cisco e do International Institute of Management Development e revela que nos próximos 5 anos esta mesma transformação digital fará desaparecer do mercado cerca de 40% das atuais empresas em cada um dos 12 setores analisados.
Como destaca Martin McPhee, Vice Presidente Sénior da Cisco Consulting Services, “cada cidade, país e negócio deverá transformar-se em digital para poder avançar e sobreviver na nova economia. O Centro Global para a Transformação Digital dos Negócios, que combina inovação e formação, servirá como plataforma para que os responsáveis possam descobrir os pilares da transformação digital «o quê, o como e porquê» e como garantir a sustentabilidade das suas organizações”.
A maioria dos executivos inquiridos considera a digitalização algo positivo para os negócios e para a sociedade. Assim, 75% dos consultados acreditam que a transformação digital é uma forma de progresso, 72% afirmam que otimiza o valor para os clientes e ao passo que 66% acreditam que tem benefício para as pessoas. Por sua vez, 43% reconhece o risco de disrupção digital ou não o mediu, enquanto apenas um em cada quatro, cerca de 25%, define a sua abordagem à transformação digital como “proactiva”.
Entre os setores analisados no relatório, o de Produtos e Serviços de Tecnologia é aquele que tem maior potencial de mudança nos próximos cinco anos. Os setores que geralmente se apoiam na análise de dados e nas redes tecnológicas para trocar estes dados de forma digital são os primeiros a apresentar potencial disruptivo, incluindo Media e Entretenimento, Telecomunicações, Serviços Financeiros e Retalho.
A mudança no mercado a nível de transformação digital está a ser impulsionada por start-ups. Quase um terço das organizações inquiridas adotaram uma postura observadora, para mais tarde imitar a concorrência que teve sucesso. Mas em geral, os diretores das atuais empresas dos 12 sectores esperam uma mudança substancial como consequência da transformação digital nos próximos cinco anos, incluindo movimentos na quota de mercado.
Comentários (0)