Nos primeiros três dias da nova campanha institucional da EDP, perto de 50 mil portugueses, visualizaram o site onde está alojado o documentário, realizado pelo mestre do cinema português Manoel de Oliveira.
O desafio começou com um briefing à agência MSTF Partners em agosto de 2014 e levou quase 9 meses a concluir. O objetivo era encontrar um conceito criativo para comunicar uma grande promoção: a oferta de um século de energia a uma família portuguesa. Manoel de Oliveira surgiu como o nome e a personalidade que melhor poderia representar esta energia humana inspiradora, com mais de um século de vida e um percurso de trabalho incansável e inspirado no cinema. O convite foi feito ao cineasta – que surpreendentemente (para a maioria dos envolvidos no processo, incluindo a família) aceitou, aos 106 anos, deixar a sua marca no mundo da publicidade.
O projeto de comunicação institucional da marca inclui um documentário de 12 minutos realizado por Manoel de Oliveira, do qual foram extraídos 4 anúncios para televisão que, numa primeira fase, convidam o público a visionar a última obra do cineasta no site da marca. Numa segunda fase a arrancar dentro de alguns dias, a marca através de duas famílias, uma de bailarinas e outra de músicos, selecionadas para integrar a campanha, desafia também as famílias portuguesas a fazer um filme sobre a sua história inspirada na energia de uma qualquer arte ou atividade desportiva que tenham sido transversal a várias gerações. Os vídeos serão votados por um júri selecionado pela marca e posteriormente pelo público em geral. A história de família mais inspiradora vencerá “1 Século de Energia” gratuita em eletricidade e gás natural. O anúncio deste vencedor está previsto para 14 de setembro.
Manoel de Oliveira não viu a conclusão dos filmes, mas acompanhou todo o processo de perto, aprovou o Storyboard e supervisionou os planos de filmagens. Esteve em Serralves, o último cenário da rodagem, em março deste ano, pouco antes de morrer. A campanha conta ainda com a música original “Melhor de mim”, composta por Tiago Machado, com letra de Boss AC e interpretada pela fadista Marisa. A versão instrumental é usada nos filmes publicitários de TV. O ator Ricardo Trêpa, neto de Manoel de Oliveira, foi convidado a dar a voz aos vários filmes da campanha de publicidade.
Recorde-se que, no documentário “1 Século de Energia”, cineasta Manoel de Oliveira, mostra a sua visão sobre a transformação da energia ao longo do último século, explorando as três formas através das quais a elétrica nacional produz energia: a hídrica, eólica e solar. Transformações que mudaram a vida de todas as pessoas e que Manoel de Oliveira retrata através da história da sua família e a sua ligação ao setor.
O pai foi fundador da central hídrica do Ermal, bem como da pioneira fábrica de lâmpadas “Hércules”. O cineasta cruza esta ideia, com a visão que apresentou em 1932 no seu filme “Hulha Branca”. A campanha vai beber inspiração a esta visão centrando-se em várias gerações de duas famílias ligadas as artes, uma de bailarinos e outra de músicos. Tal como o documentário, também a campanha da EDP quer homenagear a excelência das famílias portuguesas e a energia humana, tendo em Manoel de Oliveira, um dos exemplos dessa excelência e energia, que foi incansável ao longo dos seus 106 anos de vida.
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