“1 Século de Energia” fica na história da publicidade

12 de Junho de 2015 em Atualidade

“1 Século de Energia” fica na história da publicidade

Nos primeiros três dias da nova campanha institucional da EDP, perto de 50 mil portugueses, visualizaram o site onde está alojado o documentário, realizado pelo mestre do cinema português Manoel de Oliveira.

O desafio começou com um briefing à agência MSTF Partners em agosto de 2014 e levou quase 9 meses a concluir. O objetivo era encontrar um conceito criativo para comunicar uma grande promoção: a oferta de um século de energia a uma família portuguesa. Manoel de Oliveira surgiu como o nome e a personalidade que melhor poderia representar esta energia humana inspiradora, com mais de um século de vida e um percurso de trabalho incansável e inspirado no cinema. O convite foi feito ao cineasta – que surpreendentemente (para a maioria dos envolvidos no processo, incluindo a família) aceitou, aos 106 anos, deixar a sua marca no mundo da publicidade.

O projeto de comunicação institucional da marca inclui um documentário de 12 minutos realizado por Manoel de Oliveira, do qual foram extraídos 4 anúncios para televisão que, numa primeira fase, convidam o público a visionar a última obra do cineasta no site da marca [1]. Numa segunda fase a arrancar dentro de alguns dias, a marca através de duas famílias, uma de bailarinas e outra de músicos, selecionadas para integrar a campanha, desafia também as famílias portuguesas a fazer um filme sobre a sua história inspirada na energia de uma qualquer arte ou atividade desportiva que tenham sido transversal a várias gerações. Os vídeos serão votados por um júri selecionado pela marca e posteriormente pelo público em geral. A história de família mais inspiradora vencerá “1 Século de Energia” gratuita em eletricidade e gás natural. O anúncio deste vencedor está previsto para 14 de setembro.

Manoel de Oliveira não viu a conclusão dos filmes, mas acompanhou todo o processo de perto, aprovou o Storyboard e supervisionou os planos de filmagens. Esteve em Serralves, o último cenário da rodagem, em março deste ano, pouco antes de morrer.  A campanha conta ainda com a música original “Melhor de mim”, composta por Tiago Machado, com letra de Boss AC e interpretada pela fadista Marisa. A versão instrumental é usada nos filmes publicitários de TV. O ator Ricardo Trêpa, neto de Manoel de Oliveira, foi convidado a dar a voz aos vários filmes da campanha de publicidade.

Recorde-se que, no documentário “1 Século de Energia [2]”, cineasta Manoel de Oliveira, mostra a sua visão sobre a transformação da energia ao longo do último século, explorando as três formas através das quais a elétrica nacional produz energia: a hídrica, eólica e solar. Transformações que mudaram a vida de todas as pessoas e que Manoel de Oliveira retrata através da história da sua família e a sua ligação ao setor.

O pai foi fundador da central hídrica do Ermal, bem como da pioneira fábrica de lâmpadas “Hércules”. O cineasta cruza esta ideia, com a visão que apresentou em 1932 no seu filme “Hulha Branca”. A campanha vai beber inspiração a esta visão centrando-se em várias gerações de duas famílias ligadas as artes, uma de bailarinos e outra de músicos. Tal como o documentário, também a campanha da EDP quer homenagear a excelência das famílias portuguesas e a energia humana, tendo em Manoel de Oliveira, um dos exemplos dessa excelência e energia, que foi incansável ao longo dos seus 106 anos de vida.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/1-seculo-de-energia-fica-na-historia-da-publicidade/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.