2011 marcou o início de uma nova era para a NG. Localizada na pequena povoação de São Bernardo, nos arredores de Aveiro, a oficina de porcelanas foi no ano passado adquirida pelo grupo Prébuild, que viu nesta marca uma oportunidade para manter viva uma tradição que se prolonga há já 25 anos, ajudando-a a enfrentar os exigentes mercados internacionais.
Tendo por detrás uma equipa altamente especializada, a NG afirma utilizar as melhores matérias-primas para construir as cerca de 500 peças diariamente produzidas, que apresentam decorações criteriosamente escolhidas.
A NG orgulha-se de ter desenvolvido projetos em porcelana para reconhecidas instituições, como a Assembleia da República, a Presidência da República, o Palácio Nacional de Sintra, entre outros grandes palácios e museus nacionais. Mas hoje cerca de 60% da produção destina-se à exportação para mercados como França, Suécia e Dinamarca.
Nesta reportagem, para além de revelarmos todo processo de produção das porcelanas com a ajuda da diretora da unidade, falamos também com um dos clientes da marca, para tentar perceber que que desenhos têm permitido à NG corresponder a esta arte milenar, que tanto tem fascinado a Humanidade.
Entrevistas:
Luisa Azevedo – Diretora unidade NG Porcelanas
Margarida Calvinho – Administradora Grupo Prebuild
Inês Ferro – Palácio Nacional de Sintra
Comentários (0)