O lettering do logótipo manuscrito a giz tem como referência o modo de trabalhar das pequenas mercearias de bairro, mas a verdade é que a insígnia do Grupo Jerónimo Martins investiu ao nível dos grandes. Com 300 lojas em todo o país e mais de 12 mil e 500 colaboradores, o Pingo Doce volta a alterar a identidade visual. Um processo que demorou dois meses a ser completado.
Para que o processo estivesse concluído, foram necessários colocar 20 mil novos cartazes de loja, mais de 15 mil placas de sinalética e transformar perto de 13 mil e 500 carrinhos de supermercado. “Em 2002 o Pingo Doce começou a repensar toda a sua estratégia”, recorda Vanessa Silva, directora de Marketing da empresa, “através de uma proposta high value for money (conveniência e qualidade a preços extremamente competitivos)”. “A alteração da identidade visual representa o culminar dessa estratégia”, conclui.
Feita que estava a transformação nas lojas, aquela que se auto-intitula a maior cadeia de supermercados do país recorreu aos actores Rita Blanco, Marcantonio del Carlo e Catarina Avelar para apresentarem a nova identidade visual do Pingo Doce. O logótipo surge agora a giz sobre um fundo negro, que faz lembrar uma ardósia. A conhecida assinatura “Sabe Bem Pagar Tão Pouco” aparece abaixo do nome da marca, em forma de sorrido. Lançada esta semana, a campanha multimedios foi desenvolvida pela IARB e estará presente em televisão, mupi e imprensa.
Alteração da identidade visual do Pingo Doce ao longo do tempo:
1983 | O leão traduzia a parceria da Jerónimo Martins com a empresa Delhaize “Le Lion”. | |
1993 | Com o finalizar da parceria com a Delhaize e a aquisição das lojas Inô, o logótipo teve mais uma evolução. | |
1996 | Surge o novo logótipo, a par da criação de um novo conceito do espaço de loja, colocando os frescos em destaque. | |
2000 | Em 2000, foi feito um refresh ao logótipo Pingo Doce, introduzindo uma noção de tridimensalidade. | |
2008 | Nova imagem. O novo logótipo tem como cor predominante o preto, que representa a cor da ardósia, e o nome da insígnia a branco, com lettering manuscrito em estilo giz, elementos muito utilizados nas mercearias para escrever os preços. Mais do que as cores em si, o objectivo final é transmitir a sensação de proximidade ao cliente, semelhante à proximidade existente nas mercearias de bairro. No novo logótipo, encontra-se a assinatura da marca “Sabe bem pagar tão pouco” em forma de um sorriso. |
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