27 de abril de 2013

Ano novo… vida nova para a Marca Tailândia

Abril é um momento de renovação na Tailândia. É o momento em que se celebra o Songkran, o tradicional ano novo tailandês. Songkran significa mudança e esta é a altura do ano em que se pede a bênção aos mais velhos, é tempo de se limpar a casa, as cidades, os templos e até o espirito.

Para a emissão do Imagens de Marca Travel Brands viajámos para a terra dos sorrisos no mês mais quente do ano, quando a crença de que a água tem a força de levar as más energias sai dos templos para as ruas no Festival da Água. Evento que anima o turismo do país, um setor que continua a ser estratégico para a economia tailandesa e para a promoção da Marca Tailândia. (veja aqui a entrevista à Autoridade do Turismo da Tailândia)

IMTB_Tailandia_cidade

Num momento de mudança fomos à procura das mudanças que têm ajudado a construir aquela que é hoje a Marca País Tailândia. Mas sem esquecer as grandes imagens de marca que ao longo do tempo trouxeram a reputação internacional.

O ritmo das ruas é o de um país com mais de 67 milhões de habitantes e o da 2ª maior economia do sudoeste asiático, com uma previsão de crescimento que pode chegar este ano aos 5.5%. Após a crise financeira de 1997, a Tailândia criou uma nova visão económica, com políticas de abertura ao exterior, estímulos às exportações e posicionou-se com um hub regional de produção de indústrias como a automóvel, têxteis e eletrónica. (veja aqui a entrevista à Agência de Investimento da Tailândia)

IMTB_Tailandia_sedaMas este é também um país que tem sabido preservar a sua autenticidade e identidade, onde se sente que a tradição flui ao lado da moderna economia. As sedas, as joias, a gastronomia, sem esquecer a milenar massagem tailandesa, permanecem como imagens de marca do país e estão na rota da nossa emissão.

IMTB_Tailandia_quequesCinco séculos depois de os portugueses terem sido os primeiros ocidentais a chegar ao reino de Sião, neste Imagens de Marca Travel Brands fomos à procura dos vestígios dessa presença em regiões como Ayutthaya e Banguecoque, onde, por exemplo, provámos as influências de Portugal nos doces tailandeses.

IMTB_Tailandia_templo

Este mês fica prometido o encontro com a história e uma cultura única e o contacto com a espiritualidade de uma sociedade que tem na sua base os princípios do budismo. Uma diversidade e autenticidade que fazem a força da Marca e que acompanha a mensagem do país ao mundo “Amazing Thailand always amaze you”. Uma viagem de descoberta por este país que se se orgulha do seu sentido de identidade e independência. O país abençoado por sorrisos e pela liberdade de sorrir às mudanças trazidas pela globalização e por este novo ano que agora também começa para a Marca Tailândia.

O BI do país

  •  Reino da Tailândia
  •  Área: 513.115 km2
  •  População: 67,4 milhões habitantes (Estimativa 2012)
  •  Capital: Banguecoque
  •  Religião: Cerca de 85% é budista
  •  Crescimento Anual Previsto do PIB: 5,5% em 2013

O nosso guia de viagem com o apoio especial da Turkish Airlines e da Autoridade de Turismo da Tailândia:

TravelBrands_AviaoComo ir

  • Antes de embarcar para a Tailândia prepare-se para uma longa mas vibrante viagem! Se for de Lisboa para Banguequoque pode viajar com a Turquish Airlines, fazendo escala em Istambul. Se ainda não conhecer a cidade, aproveite e faça uma paragem de 2 ou 3 dias. É suficiente.
  • Para fazer um programa semelhante ao da equipa do Imagens de Marca, o melhor é mesmo alugar um carro e aventurar-se pelas várias províncias da Tailândia. 

TravelBrands_cabideOnde ficar

As nossas sugestões para as cidades visitadas pela nossa equipa:

Banguequoque

  • O Sofitel So Banguequoque, mesmo em frente ao jardim Lumpini, está bem localizado é uma ótima experiência. Destaca-se a vista sobre a cidade e a excelente piscina na cobertura do prédio.
  • O Amari Watergate, é uma melhor opção se quiser ficar perto das zonas comerciais, em particular os shoppings com grandes marcas globais.

Ayutthaya/Kanchanaburi

  • Se quer ter contacto com a natureza num clima tropical, opte pelo River Resotel. Tem de deixar o seu carro no estacionamento onde apanha o barco para o hotel e entra na aventura do rio Kwai. Vai ver que vai gostar do silêncio e da atmosfera…
  • Já em Kanchanaburi reviva o passado da II Guerra Mundial e vá atravessar a ponte sobre o rio Kwai, construída em 1942. Vá com espírito para o contacto com uma história dura e real que viu morrer milhares de homens durante a sua construção.
  • Não deixe de ver o comboio passar e de ir ao cemitério onde estão sepultados os soldados de guerra: o Donrak war cemetery.
  • Também é obrigatória uma ida ao Hellfire Pass Memorial Museum para conhecer a história da construção da ponte e visitar o local por onde passava o comboio. Tem de descer cerca de 300m, mas vale a pena. Aconselha-se calçado confortável e uma ida nas primeiras horas da manhã por causa do regresso pela escadaria, que é exigente.
  • Para quem gosta de elefantes tem de ir ao Sai Yok Elephant Village. Pode andar cerca de 20 minutos pelas redondezas, sozinho ou acompanhado por outra pessoa, ver os elefantes adultos e bebés a tomar banho, assistir a um show que pode ser interativo e dar-lhes comida na boca, com a ajuda de um tratador.

Hua Hin

  • O Amari Hua Hin Resort é uma das mais recentes infraestruturas da cidade. Alia o design ao conforto e a simpatia dos colaboradores torna a experiência ainda mais agradável. A praia está mesmo à nossa frente, com água bem quente. Para quem quer aproveitar a passagem por este hotel ao máximo recomenda-se a visita ao Spa onde pode relaxar com uma das massagens que fazem justiça à reputação do país nesta matéria.

TravelBrands_garfoOnde comer

Banguequoque

  • Para quem quer optar por sentir a cidade, como ela é, o melhor é deixar-se ir e parar numa das muitas alternativas que existem disponíveis, desde restaurantes tailandeses a internacionais, até à comida de rua .
  • Os que não querem perder os mercados flutuantes e experimentar as iguarias locais, devem “vestir a pele de tailandeses” e comer por lá mesmo. Para quem procura algo mais sofisticado, o Vertico ou o restaurante do Sofitel So são ótimas opções pela vista e experiência.
  • Mas o mais imperdível é o Blue Elephant Restaurant, uma referencia da cozinha tailandesa a nível internacional. Deixe-se levar pelos sabores mais requintados da Tailândia e disfrute do ambiente com o maior tempo possível. Vale (muito) a pena partilhar as várias opções e degustar devagar…

TravelBrands_telemovelO que visitar

Banguequoque

  • Imperdível o Grand Palace, construído em 1782 pelo rei Rama I, o centro do poder durante 150 anos. A arte da arquitetura tailandesa, mistura-se com a europeia, fazendo dos seus edifícios algo único e altamente apreciado por turistas de todo o mundo. Tem de levar roupa adequada: os homens não podem usar calções e as mulheres devem proteger os ombros. Chinelos de pé também não são permitidos.
  •  A cerca de 100Km de Banguequoque, em Damnoen Saduak há um mercado invulgar e único, cujo comboio passa – literalmente – por cima de alimentos expostos ao longo da linha. O comboio passa 2 vezes pela mesma rua, que de tão estreita nos obriga a recolher ao lado de qualquer vendedor, e por isso aproveite o facto de estar na última estação para viver duplamente esta experiência em pouco mais de 1hora. Vale a pena! É inesquecível.
  • Daí vá direto para o mercado flutuante, onde pode almoçar a fazer compras dentro dos barcos que atravessam os canais e lhe permite ver como os habitantes locais vivem, vendem e trocam bens entre si.
  • Não deixe de ir à casa-museu de Jim Thompson, um empreendedor americano que ficou conhecido pela fundação da marca de sedas tailandesas com o mesmo nome. O local é muito bonito e a história vale a pena.
  • Antes de deixar Banguequoque, e se é apreciador de joias, dê um pulo a Pattaya para conhecer o World Gems Collections.

Ayutthaya/Kanchanaburi:

  • A cerca de 80 km para norte de Banguequoque, há um lugar que não pode perder: Ayutthaya, onde os portugueses chegaram há 5 séculos e onde encontrámos o último descendente luso a viver no local. Também conhecida pela cidade invencível, Ayutthaya foi  a segunda cidade mais importante da Tailândia entre 1350 e 1767 . Hoje guarda a memória dos primeiros europeus a chegar ao local numa vila portuguesa localizada em Tampon Samphao Lom. Tem uma pequena igreja cristã e um museu onde pode ver as ossadas dos portugueses que lá foram encontrados enterrados.
  • Siga para Kanchanaburi onde pode dormir e preparar-se para mais uma jornada…

Hua Hin

  • Hua Hin é uma cidade costeira e destino de eleição da família real. O grande atrativo é a praia de águas quentes mas para quem procura outras atividades sugerimos a visita ao Night Market onde encontra uma enorme diversidade de produtos tradicionais do país.
  • Em Hua Hin pode também visitar os inúmeros templos budistas ou aproveitar a passagem para conhecer os segredos das técnicas da massagem tailandesas. O The Barai no Hyatt Regency Hua Hin é um Spa impressionante pela sua arquitetura e oferta.

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Jornalista: Vanda Jorge / Cristina Amaro; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Arnaldo Guedes / Rui Rodrigues / Maria Gonzalez

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