Imagens de Marca Travel Brands – Morocco
27 de Janeiro de 2013 em Marrocos
With subtitles in English
A marca país que tem vindo a afirmar-se no turismo pelo exotismo, autenticidade e diversidade de emoções, é hoje também um destino a considerar para as empresas portuguesas que querem entrar em novos mercados, em especial os do norte de África. Marrocos estreia a nova grande aposta editorial do Imagens de Marca, a série Travel Brands.
Na aldeia berbere que visitámos, no início do Vale de Ourika – a pouco mais de uma hora de Marraquexe – há sempre uma porta que se abre aos turistas e os convida a entrar. [1]
O pão quente, onde a manteiga caseira se derrete lentamente, e o chá acabado de fazer no pequeno fogão da cozinha, confortam a alma dos viajantes e são hoje uma das experiências mais apreciadas por quem visita o país. Os sorrisos tímidos, que primeiro se fazem notar, com o passar do tempo libertam-se e os homens, mulheres e crianças que ali habitam, acabam por conversar e partilhar a sua vida com quem os quer conhecer melhor.
Os mais pequenos posam para a fotografia e os mais velhos entregam-se aos afazeres tradicionais para mostrar como ainda hoje se vive ali, de forma tão singela e tradicional… (Veja aqui a galeria de fotos da equipa de reportagem do Imagens de Marca [2])
É com este país autêntico que Marrocos quer tocar o mundo. Feito de gente genuína, com uma história que não se conta só em museus, e uma cultura que se vive todos os dias.
Nessa aldeia encontramos uma cooperativa solidária que dá hoje emprego a mulheres divorciadas. É ali que encontram a fonte de [3]sustento das suas famílias. Sentadas no chão, com roupas confortáveis e que possam afastar o frio, entregam a sua força e o seu tempo à produção de uma das tradições ancestrais que se tornou numa marca do país, o óleo de argão.
Chamam-lhe o ouro de Marrocos, e é utilizado no país desde que há memória. Nos últimos 15 anos, o óleo de argão despertou o interesse dos consumidores, em especial europeus, norte-americanos e japoneses. As exportações são superiores a 330 toneladas.
Este é um dos sinais da emancipação feminina, da transformação social e da evolução dos tempos a que o país tem assistido nos últimos anos. Mhammed Grine, Vice presidente da Organização Marroquina dos Direitos Humanos e Presidente delegado do Instituto e Fundação CDG (Caisse de Dépôt et de Gestion), resume numa palavra as grandes transformações: Reconciliação.
Marrocos reconciliou-se com o seu passado. Os episódios de violação dos direitos humanos foram-se dissipando na realidade marroquina. A comunidade tornou-se mais tolerante e hoje as mulheres podem aspirar a direitos iguais. Mas também se reconciliou com a sua cultura, e com a sua economia.
O Vice-Presidente diz ainda existir, no entanto, um longo caminho a percorrer para resolver os problemas que existem, e é isso que Marrocos irá fazer nos próximos anos, quer pelas empresas privadas que têm um papel social, quer pelas organizações governamentais. “Marrocos não é o melhor país do mundo nem o pior, como algumas pessoas afirmam, porque no fundo, enquanto marca, é um pouco assim que nos vêm hoje”, afirma. (Veja aqui a entrevista na íntegra [4])
Neste que é o primeiro episódio da série, o Imagens de Marca Travel Brands explica-lhe como a sociedade e a economia se têm vindo a modernizar (Veja texto “O país moderno” [5]), mostra-lhe a importância que o turismo tem hoje para economia e a forma como influencia a imagem da marca Marrocos (Veja texto “Fés, um museu ao ar livre que traz turistas de todo o mundo” [6]) e ainda lhe dá a conhecer as marcas portuguesas que estão naquele mercado e as áreas que se apresentam como oportunidades de negócio para as empresas portuguesas. (Veja texto “Portugal pode e deve estar de olho neste mercado…” [7])
O país que ocupa o 64º lugar no Ranking das 100 marcas país, 2012, da Brand Finance, visto à lupa:
Rabat:
Fés:
Casablanca:
El Jadida:
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