21 de julho de 2014

“Ensinar” a valorizar o que é português

Mais de 1000 alunos do ensino básico, secundário e profissional de todo o país foram desafiados a participar no projeto “Consumidores do Futuro”, uma iniciativa promovida pela nova marca nacional “Portugal Sou Eu”, que convidou os estudantes a desenvolver um produto utilizando recursos de origem nacional (matérias-primas, ingredientes, etc.).

Esta é a primeira de uma série de iniciativas que os parceiros do “Portugal Sou Eu” pretendem desenvolver em escolas e universidades, com o objetivo de promover o empreendedorismo, a criatividade e o “amor” por aquilo que é nosso. De forma a consolidar uma cultura de valorização da oferta nacional que perdure no futuro, o “Portugal Sou Eu” está apostado em dar destaque à componente formação.

Razão para que nesta reportagem tenhamos ido ao encontro de duas empresas que, através da contínua aposta na formação dos seus trabalhadores, têm conseguido crescer e adaptar-se às novas exigências do mercado: a Carpincasais e a Recer. Fomos novamente perceber ainda quais os motivos que levaram estas duas empresas, ligadas, respetivamente, à indústria da carpintaria e da cerâmica, a aderirem ao selo “Portugal Sou Eu”.

Entrevistas:

Manuel Fernandes – Administrador Carpincasais

Helena Caiado – Cood. Dep. Empreendedorismo e Cooperação Empresarial AIP

José Eduardo Carvalho – Presidente Associação Industrial Portuguesa

Júlio Teixeira – Presidente-Executivo Recer

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Jornalista: Francisco Branco; Imagem: João Ricardo Pinto/Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

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