30 de abril de 2014

Rádio: a voz do 25 de abril

Se é às pessoas que se devem os grandes gestos do 25 de abril, é à Rádio que se deve a voz da revolução. Uma ferramenta fundamental para o sucesso da mesma e para o dia que mudou o rumo do país. Foi através da rádio que as tropas tiveram sinal verde para avançar, através de senhas previamente planeadas. Dizem os especialistas que sem a rádio a revolução não teria sido tão rápida e eficaz.

Foi da Renascença que saiu uma dessas senhas, os primeiros versos da música “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, até hoje um dos grandes hinos da revolução. Esta música, emitida às 00h20 do dia 25 de abril, deu o sinal para desencadear as operações. Na altura, o mundo da rádio era diferente do que é hoje. A programação era diferente, os assuntos abordados eram outros e mesmo a forma como se fazia rádio. 40 anos  depois olhamos para a evolução desta marca e deste meio para perceber de que forma se foi adaptando às mudanças que iam surgindo, especialmente ao mundo digital, que veio alterar por completo a forma como se faz e como se ouve rádio.

Nesta reportagem fomos ver como a Renascença viveu o 25 de abril de 1974 e que estratégia segue para manter o negócio e a voz viva em 2014.

Entrevistas:

João Aguiar Campos – Presidente Conselho Gerência Grupo Renascença

Dina Isabel – Diretora Programação Renascença

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Pinto Barata; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Rui Rodrigues

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.