É uma boa notícia e que nos chega pela voz de empresários e produtores que todos os dias negoceiam com os mercados internacionais a exportação dos produtos portugueses.
Naquela que é a segunda emissão especial do Imagens de Marca, dedicada ao que Portugal faz de melhor, destacamos o setor Alimentar e de bebidas, aproveitando também a atualidade do tema, por ocasião de mais uma edição da SISAB, considerada a maior feira para promover as exportações nesta área, que reuniu este ano cerca de 500 empresas. Segundo a organização, em 2014 duplicou o número de compradores oriundos da China, a par do reforço da presença de profissionais de países árabes, da América do Norte e América Latina.
No Portugal Marca sobre o setor alimentar quisemos olhar também para alguns casos em particular, como o sucesso da produção agrícola nacional e a sua capacidade de inovação. Um tema que abordamos através de um dos maiores grupos nacionais, a Luís Vicente SA. Com mais de 50 anos de experiência a exportar frutas nacionais e a importar produtos feitos com know how português em destinos internacionais, o Grupo, afirma que pelas suas características únicas, de sabor e qualidade, não é difícil convencer os mercados internacionais a consumir produtos hortofrutícolas portugueses, sendo que, a “excelente imagem” que o país conquistou, como uma referência na segurança alimentar, está a permitir a produtores e empresários ganhar em valor face à concorrência. A aposta na produção nacional é agora reforçada com a inauguração da fábrica Nuvi Fruits, pensada para o mercado ibérico, e que vai rentabilizar os investimentos feitos nos últimos anos pelos agricultores portugueses, servindo novas formas de consumir fruta, desta feita, com a 4ª gama, fruta fresca pronta a comer. Um setor cada vez mais saudável pela capacidade de inovação.A Fruut é uma marca que apresenta ao mercado produtos à base de fruta nacional desidratada, que está a conquistar prémios e a colocar a Fruet, uma PME da região de Viseu na rota das exportações para a Europa e África.
Num programa que fala do que melhor se faz em Portugal no setor alimentar, não poderiam faltar “à mesa” os produtos tradicionais, e neste âmbito, salta à vista o esforço que recentemente as industrias das conservas e os produtores de Queijo da Serra têm feito para a revalorização deste know how tão português. Um saber fazer tradicional que acrescenta valor à marca Portugal aos olhos dos turistas estrangeiros e que inspira também uma nova geração de empresários, retratada através da marca Sisters Gourmet que está a dar os primeiros passos no negócio das conservas e do azeite. Porque vale a pena acreditar e fazer, partilhamos todas estas histórias, na esperança de contribuir também, para acrescentar valor à marca Portugal!
Vendo embalagens para fruta se precisarem e paletes,agradecida.