22 de janeiro de 2014

Passo a passo se chega longe

Num setor tão tradicional como é o do calçado, quem quiser diferenciar-se no mercado tem que arriscar e inovar de forma a surpreender os consumidores e ganhar um lugar de destaque na indústria. Foi isto que fizeram a Guava e a Rutz, duas marcas portuguesas de calçado, que nasceram a meio da crise económica que o país vive e que, passo a passo, querem chegar longe. O espírito empreendedor de quem está por trás das marcas é a força que as faz crescer e nenhuma das duas abdica de um fator muito importante: o fabrico ser em Portugal, através de parcerias com fabricantes nacionais.

Inês Caleiro estagiou em conhecidas marcas internacionais e a experiência laboral além-fronteiras aliada ao curso de Design fez com que as ideias saíssem do papel para criar uma marca própria. A Guava nasceu, assim, em 2010. A paixão pelas formas arquitetónicas inspiradas nas assimetrias e na emoção de cores vibrantes foi o que, segundo a própria, inspirou as coleções criadas até agora. Hoje, os sapatos Guava, com os seus saltos características, calçam já consumidores em alguns países da Europa e Estados Unidos, com a exportação a representar já mais de 50% do negócio. E a marca afirma que o Made in Portugal é cada vez mais valorizado lá fora.

Em janeiro de 2012 chegava ao mercado a Rutz, com o objetivo de aliar tradição e modernidade. O nome remete-nos para a palavra “roots”, para transmitir a ideia de raízes, estrategicamente pensada visto trabalhar com um produto importante para a economia portuguesa: a cortiça. A marca junta assim dois setores tradicionais e garante que o material utilizado é o que a diferencia no mercado. O objetivo é agora trabalhar a internacionalização da marca.

Entrevistas:

Inês Caleiro – Diretora Criativa Guava

Raquel Castro – Co-fundadora Rutz

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Jornalista: Sandra Pinto Barata; Imagem: Luís Magalhães; Edição: Arnaldo Guedes

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