3 de abril de 2014

O que distingue Portugal no mundo

De acordo com o Turismo de Portugal(TB), 2013 foi o ano de viragem de promoção do destino “Portugal”. A campanha comunicada a nível internacional trouxe resultados que o TP garante terem sido decisivos para fazerem do último ano, o melhor de sempre neste setor. Portugal cresceu 4,2% em número de hóspedes, registando 14,4 milhões e 5,2% em relação ás dormidas, com um valor de 41,7 milhões.

Em 2013, o Saldo da Balança Turística foi de 6,1 mil milhões de euros, que significa um aumento de 8,3% face a 2012, o que evidencia o forte contributo deste setor para o equilíbrio das contas externas de Portugal, segundo o Turismo de Portugal. 2013 teve, assim, resultados únicos que contribuíram para que o país fosse distinguido a nível internacional e reconhecido, cada vez mais, como um destino de excelência.

O relatório Nation Brands, da Britânica Brand Finance, destacou Portugal na lista de “top performers”, de 2013 na área do Turismo. Portugal está, assim, pela primeira vez no TOP 10 do Turismo Mundial. O World Economic Forum elegeu Portugal como o 7º melhor país do mundo na receção aos turistas, e três hotéis nacionais estão no TOP 25 da Europa, segundo o TripAdvisor Traveler’s Choice de 2014. O Porto foi eleito como o melhor destino de 2014 pelo European Consumer’s Choice e Lisboa foi considerada pela CNN a cidade mais cool da Europa. O Home Lisbon Hostel, por exemplo, situado na baixa lisboeta desde 2006, ganhou o prémio de Melhor Hostel de Porte Médio do Mundo, no último ano, pelo HostelWorld. Sob o espirito empreendedor de Andre Mesquita, o Hostel garante que 99% dos clientes são estrangeiros.

A arte de bem receber, o povo calorosos e comunicativo, a cultura, a gastronomia, a beleza natural e a história aliada ao modernismo são apontadas como algumas das características que mais atraem turistas ao nosso país. Por estas razões também Carlos Coelho, especialista em gestão de marcas, afirma a necessidade que nos vejam lá fora como um destino de excelência e com valor, afirmando que o país não devia posicionar-se como “bom e barato”. Por outro lado, são cada vez mais as lojas de luxo que abrem em cidades como Porto e Lisboa, em grande parte, por “culpa” dos turistas. São eles que fizeram aumentar as lojas de luxo em locais como a Avenida da Liberdade, onde as recentes inaugurações parecem não ter medo da crise. Acompanhámos uma das mais recentes novidades naquela artéria da capital… a abertura da loja própria de Luis Onofre.

O Imagens de Marca quis analisar, assim, algumas das áreas que ajudam o turismo a desenvolver-se e a posicionar Portugal além-fronteiras.

Entrevistas:

João Cotrim de Figueiredo – Presidente Turismo de Portugal

Carlos Coelho – Especialista criação/gestão de marcas

André Mesquita – Sócio Fundador Home Lisbon Hostel

Luis Onofre – Designer Luís Onofre

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Jornalista: Sandra Pinto Barata; Imagem: Patrique Almeida / João Ricardo Pinto; Edição: Arnaldo Guedes

Comentários (1)

  1. Bom conteúdo do artigo, como também de boas referências.
    Porém, sugiro mais atenção à gramática como é o caso, por exemplo, do nome
    masculino “ás” utilizado em: “(…) 5,2% em relação ás dormidas (…)” que deveria ser substituído pela contração da proposição (a) com o artigo definido ou demonstrativo (as)
    dando assim origem a (às) para correta utilização na citada frase.
    A presença de erros ortográficos ou gramaticais pode levar à falta de veracidade daquilo
    que se pretende demonstrar.
    Obrigado.

    por: Ricardo da Costa,

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